Momento Cultural marca início das aulas das Licenciaturas Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
15/02/2023

Ocorreu na noite desta terça-feira (14) a Acolhida para os cursos de Licenciatura da Universidade Franciscana (UFN) (História, Letras - Português e Inglês, Matemática, Pedagogia e Filosofia). O momento de boas-vindas contou com a presença da Reitora da UFN, professora Iraní Rupolo, acompanhada de seus Pró-reitores e do Assessor Espiritual da UFN, Frei Valdir Pretto que realizou um momento de bênção aos novos universitários. A recepção realizada no Salão Azul, Conjunto I também contou com a apresentação musical do projeto social Atoque.

A Reitora destacou que todas as áreas educacionais trabalham com formação humana e com sua integralidade: “A Universidade é um ambiente de educação. Todos os que escolheram esta profissão fizeram muito bem pois estão na raiz do significado de uma universidade”. Ela também falou sobre a imersão dos jovens participantes do projeto Atoque enquanto tocavam os instrumentos: “toda a vez que vejo esse grupo, para mim, é como se fosse a primeira vez”.

A coordenadora do curso de Pedagogia, professora Eliane Galvão, conta que o intuito da Acolhida é fazer com que os acadêmicos se sintam pertencentes à Instituição: “Para que eles vejam os objetivos desta Instituição para a formação deles, principalmente no sentido de que cada um se aproprie destes objetivos e consiga desde o início do curso viver isso no dia a dia”.

O calouro de Pedagogia, Antônio Augusto Guterres, já é formado em Letras- Português e Inglês, mas viu a necessidade de complementar seu trabalho e de buscar uma nova graduação dentro do Programa de Segunda Licenciatura da UFN. “Eu assisto aula dos professores que trabalham com crianças a partir dos três anos de idade até adolescentes com 14 anos”, explicou ele. Como Guterres trabalha em um olégio franciscano achou a Acolhida como modelo da índole de São Francisco de Assis.

Daniele da Silva Garcia está no 7º semestre do curso de História, a acadêmica evidencia a importância de que os novos alunos se sintam acolhidos e vejam que estão sendo valorizados. “Acho bem legal, principalmente a parte cultural que é muito importante, pois, tem tudo a ver com a nossa formação de professores. Entender a realidade socioeconômica dos alunos e como podem aproveitar suas potencialidades, então acho muito bom eles terem convidado o grupo Atoque para participar deste momento”. A estudante também destaca as falas da pró-reitora e da reitora por sempre valorizarem muito a formação de novos professores. O Atoque é um projeto social-musical com várias oficinas e ações sociais. O projeto mantém parceria com secretarias de educação e cultura que ajudam a localizar possíveis participantes.

Texto e Fotos: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo