Mestrado em Saúde Materno Infantil desenvolve projetos “A Vida para além da Pandemia” Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
30/06/2020

O curso de Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da UFN inovou as atividades da disciplina de Tecnologias Inovadoras e Empreendedorismo na Saúde, ministrada pela Profa. Dirce Stein Backes e Profa. Claudia Zamberlan.

A proposta foi fazer com que os mestrandos, que na sua maioria atuam diretamente em unidades de saúde e na linha de frente de combate ao Coronavírus, criar projetos e reflexões para além da pandemia.
De acordo com as docentes, os alunos passaram a ver que casos de doenças como Dengue, Zika Vírus e Chikungunya estão aumentando bastante neste período.

A partir daí a turma, dividida em grupos, desenvolveu projetos do modo em que se sentia mais instigado. Alguns grupos fizeram vídeos, live, podcast, artigos que foram publicados em jornal, etc.

“Renderam ótimos trabalhos. Vimos que até eles se surpreenderam com suas criações, pois são profissionais da área da saúde e se aventuraram em outras áreas, ampliando ainda mais seus conhecimentos”, explicou Dirce Stein Backes, ministrante da disciplina.

Um deles envolveu o Hospital Casa de Saúde, que consistiu na live do Encontro de Gestantes da Casa de Saúde. Assista aqui. A próxima transmissão está marcada para o dia 08 de julho, às 14h via Facebook da SEFAS.

“As atividades propostas durante toda a disciplina foram muito desafiadoras e de grandes descobertas na área de empreendedorismo em saúde. Os trabalhos propostos pelas professoras para encerrarmos o curso me tiraram da zona de conforto, como assim fazer uma mobilização de alerta para outras epidemias que estavam sendo negligenciadas pela pandemia atual de COVID-19, foi tão além do que todos estavam falando na mídia, mas tão necessário e atual serem abordados. Meu grupo ficou responsável em produzir um vídeo, algo nada fácil para nós da área de saúde, fomos ensinados a cuidar de pessoas e não sermos roteiristas, atores e produtores. Realizar um vídeo em grupo sobre a vida após a pandemia, parecia fácil, mas quando nos deparamos com o desafio, tivemos que realmente nos reinventar e inovar fora do nosso cotidiano profissional, era e é necessário alertar sobre o diagnóstico precoce, tratamentos de doenças crônicas e cirurgias que na qual os pacientes, por medo da pandemia estão deixando de realizar. Com paciência e compreensão de todos os participantes, conseguimos realizar nosso vídeo. Quando trabalhamos em equipe somos capazes de fazer milagres em poucos dias. Organizamos um projeto, mesmo que pequeno, o completamos dentro do prazo, cumprimos um objetivo em comum sem nunca termos conversado pessoalmente, fomos empreendedores! Esta disciplina foi para mim um presente neste momento de incertezas e medo, sou muito grata por ter tido esta experiência.”

Andressa Caetano, aluna não regular do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil

“Foi transformador junto com a coletividade e união de esforços poder pensar fora do habitual e do comum. Ao estimularmos nossa criatividade empreendedora por meio de vídeos, lives, podcast, escrita em reportagens e entrevistas fomos crescendo como grupo e despertou um sentimento do ser empreendedor o que resinificou e ampliou nossa visão e de que podemos superar nossos próprios limites.” 

Nathalia Adames, mestranda em Saúde Materno Infantil UFN

“Acredito que surpreendemos, pois logo as ideias foram surgindo e construímos live no Instagram, vídeos, entrevista para a TV UFN, publicação no Jornal Diário de Santa Maria, entre outros. Foi criado um slogan para a nossa atividade com o nome “A vida para além da Pandemia”. Todos foram muito comprometidos com esse desafio, pois entendemos que realmente existe vida além da Pandemia. Existem doenças crônicas muito importantes que as pessoas não podem abandonar seus tratamentos. Essas atividades do Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil, visam o fortalecimento de parcerias e agregação de valores à Saúde Universal, considerando que todos precisam pensar globalmente e agir localmente neste momento.” 

Elisa Sampaio Von Muhlen, mestranda em Saúde Materno Infantil


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação