Evento internacional discutiu a educação a partir de experiências urbanas Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
28/08/2023

Nos dias 23, 24 e 25 de agosto a Universidade Franciscana (UFN) realizou, em formato híbrido, o IV Seminário Internacional em Ensino de Humanidades e Linguagens (SIEHL).  O evento foi promovido pelo Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL), com o apoio dos cursos de Licenciatura (História, Letras – Português e Inglês, Filosofia, Matemática, Pedagogia e Pedagogia EaD) e do Programa de Residência Pedagógica que desenvolveram, nesta edição, diversas abordagens à respeito da temática ‘Aprendizagens Urbanas’.

Tendo como foco a Cátedra Unesco UniTwin - Cidade que Educa e Transforma, a qual a UFN integra a fim de estabelecer pontes entre o mundo acadêmico, a sociedade civil, as comunidades locais, a pesquisa e a formulação de políticas de desenvolvimento. Como enfatiza o coordenador do MEHL, professor Diego Carlos Zanella, que está à frente do evento: “O que estamos propondo nesta edição do Seminário é discutir uma pauta que é novidade na Instituição, que é a Cátedra UNESCO. Escolhemos o tema ‘Aprendizagens Urbanas’ para nortear o evento, ainda no ano passado, quando já pensávamos numa possível aprovação da Cátedra que veio a se concretizar neste ano”.

A conferência de abertura abordou o assunto ‘Educação, Infância e Cidades’ (assista aqui), com o professor Levindo Diniz Carvalho, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Esta é uma fala interdisciplinar que está relacionado ao direito à educação e a conexão entre educação e cidadania”, destacou o professor mineiro durante sua exposição que reuniu conceitos sobre as crianças como atores sociais que significam o mundo a partir de seu lugar social. Destacou os processos de aprendizagem e participação mediados por múltiplas linguagens: “Já não podemos mais falar de uma infância singular, mas sim adotar o termo ‘infâncias plurais’ que são marcadas pelo pertencimento geracional, familiar e étnico. Tudo isso nos ajuda a compreender o que é ser criança num contexto sócio-cultural, num tempo histório ou em outro”. Contextos estes que, segundo ele, são muito marcados pela dimensão da imaginação e pela experiência lúdica.

Os mais de 130 participantes inscritos neste evento internacional da UFN puderam acompanhar uma programação plural que contou com as palestras ‘Ler a cidade, imaginar e (se) projetar (em) caminhos alternativos’, com a professora Paula Uglione, da Université Catholique de Louvain - Bélgica; e com a professora Ione da Silva Jovino, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) o tema tratado foi ‘Educação, equidade e direitos humanos’. Além do Painel ‘Cidades que Educam’, com os docentes Ana Patrícia Almeida, da Universidade Aberta de Portugal e Juliano Matos, do Instituto Anísio Teixeira (da Bahia).

“Ao pensar em uma cidade como um contexto de território educativo, não só um espaço onde a gente transita e se desloca para o trabalho, pra universidade, mas também um ambiente que podemos aprender possibilitando convertê-lo em território educativo. Os palestrantes e os convidados trouxeram reflexões sobre isso, o quanto que o ambiente urbano ou até mesmo o mobiliário urbano eles acabam interferindo e constituindo a nossa personalidade, tanto na forma como nós nos relacionamos com as outras pessoas que convivem nestes espaços, então a cidade ela também constitui quem nós somos”, explicita o professor Diego Carlos Zanella ao tratar da proposta do SIEHL a respeito do conhecimento para a vida que está em constante formação e a educação a partir do contexto urbano que é a vida na cidade.

As Seções de Comunicação, que tiveram mais de 90 trabalhos submetidos, foram realizadas com apresentações presenciais e virtuais onde os mestrandos puderam compartilhar seus estudos com docentes, colegas e outros pesquisadores de todo o Brasil. Entre os títulos apresentados estavam: ‘Políticas Públicas de inserção de imigrantes e refugiados no Brasil: uma análise inicial’, ‘Ampliação dos Espaços de Aprendizagem: a linguagem no cotidiano da cidade’ e ‘Produção Audiovisual e comportamento leitor’. Além do Seminário de Residência Pedagógica que proporcionou a apreciação de temas referentes à formação crítica e reflexiva de professores, experiências docentes envolvendo Literatura Brasileira em atividades pedagógicas e a importância da história na construção cidadã.

Texto e Fotos: Márcia Pilar/Jornalista
Imagens: Reprodução/YouTube do MEHL