Alunos de escolas de Santa Maria aprendem sobre eletrônica básica, automação e robótica na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
21/11/2022

Os cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Jogos Digitais da Universidade Franciscana (UFN), realizaram nos dias 10 e 17 de novembro o curso de ‘Robótica Educacional’. A ação gratuita foi destinada aos alunos de Ensino Médio e Ensino Fundamental das escolas públicas e privadas da rede de ensino de Santa Maria e região.

As oficinas focaram em potencializar a programação associada com a montagem prática de projetos, introdução de conceitos de eletrônica básica, automação e robótica. “Eu já tinha um conhecimento básico sobre robótica mas vim aqui porque gostaria de aprender ainda mais. Hoje em dia tudo é voltado para a tecnologia então acho que as aulas são muito importantes”, destaca o aluno João Vitor Martins, que cursa o 9° ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Diácono João Luiz Pozzobon.

As aulas foram ministradas pelo professor Alessandro Mainardi, em conjunto com os acadêmicos dos cursos envolvidos que atuam como monitores e trabalham os assuntos estudados na UFN. O acadêmico do curso de Ciências da Computação, Emanuel Bissacotti, destaca a importância dessa participação nas aulas: “O convite para ser monitor foi muito gratificante, é interessante poder contribuir ainda mais para mim que tenho vontade de ser professor então trabalhar com os alunos está sendo muito bom”.

“Os professores até comentam para ter mais vagas porque são muitos os interessados, temos alunos tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio fazendo a turma ser bem misturada. É bem interessante ver os estudantes querendo aprender uma coisa diferente. Na cidade já temos instituições que possuem a robótica como uma disciplina, então é interessante ver as escolas dando importância para esta prática”, ressalta o professor Alessandro Mainardi.

Texto e Fotos: Gabriela de Flores Neto / Estagiária de Jornalismo