Acadêmicos de Nutrição preparam jantar gastronômico Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
10/07/2023

O curso de Nutrição da Universidade Franciscana (UFN) realizou um jantar gastronômico, por meio da disciplina de Técnica Dietética e Gastronomia. O momento reuniu estudantes que foram desafiados pela professora Cristiana Basso e pelo Gastrônomo Alexandre Martins, acadêmico do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da UFN.

A turma foi dividida em quatro grupos, os quais definiram seus cardápios, contando com prato de entrada, salada, prato principal, complemento, sobremesa e bebida. Os estudantes além de harmonizarem alimentos e bebidas, também mostraram todo conhecimento adquirido na disciplina em relação a escolha da mise-en-place das mesas, que é a forma de apresentar a mesa posta para a recepção dos clientes e tipos de serviços para o evento.

A atividade contou com preparações de pratos salgados tais como: Bruschettas, Caldo Verde, Risoto ao Funghi e Entrecôte, Risoto de Alho-poró e Queijo Minas, Medalhões ao molho Mornay, Filé de peixe com Risoto de tomates Confit. Além das sobremesas Canolli de doce de leite, Mousse proteica de maracujá e yogurt, Torta de chocolate e maracujá e Panna cotta com peras em calda de uva.

Os orientadores da atividade ficaram bastante satisfeitos e devidamente saciados com o resultado do jantar. Da mesma forma, os acadêmicos, tiveram a oportunidade de desfrutar do momento com sentimento prazeroso de superação e dever cumprido. A professora Cristiana ainda ressalta a importância do trabalho em equipe e da aliança entre Nutrição e Gastronomia, ou seja, a coesão entre ciência, cultura e prazer à mesa.

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo
Fotos: Divulgação/Curso de Nutrição