Acadêmicas de Direito realizam doação de material de higiene e livros para apenadas Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
20/03/2023

Na última sexta-feira (17), o curso de Direito da Universidade Franciscana (UFN) realizou uma doação de materiais de higiene pessoal e livros para apenadas do Presídio Regional de Santa Maria. A ação teve como responsáveis as professoras Angelita Woltmann e Carla de Souza Costa, além da participação das acadêmicas Heloisa Pisetta e Denize dos Santos. As doações são resultado da campanha em parceria com a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), realizado junto ao projeto de Extensão ‘Conhecer para Acreditar: Movimento extensionista para a socialização da metodologia aplicada pelas Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC’S) em Santa Maria (RS)’.

Com o objetivo de realizar ações facilitadoras nesta fase inicial, o projeto chama a atenção da comunidade acadêmica para práticas transdisciplinares e que busquem desestigmaizar o curso de Direito da falta de atividade integracionistas. A iniciativa ainda é vinculada ao subprojeto coordenado pela professora Angelita Woltmann, intitulado ‘A hora da extensão’, que faz parte da disciplina ‘Extensão em Direito II’, buscando concretizar propostas práticas rumo a um Direito empático.

A professora Angelita Woltmann acredita que com as ações, a equipe deste projeto avançará para ocupação do território de Santa Maria: “Marcando presença em eventos pontuais de estudo e socialização da metodologia em conjunto com as instituições parceiras, tais como: espaços da Administração Pública municipal e estadual relacionados com execução penal, especialmente, de internação coletiva feminina, de órgãos do judiciário, Ministério Público e das universidades locais, bem como, espaços públicos urbanos da cidade e outras sedes de APAC’s já implantadas ou em fase de implantação no Rio Grande do Sul”.

Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo
Foto: Divulgação/Curso de Direito