Conheça a Biblioteca
  1. Biblioteca
  2. Conheça a Biblioteca

No início do século XX, as Irmãs Franciscanas fundaram a sua primeira escola em Santa Maria - o Colégio Sant´Anna. Depois de mais de 50 anos dedicados ao ensino de 1º e 2º graus, expandiram sua atuação para o nível superior. Em 1955, a Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis - Zona Norte, na qualidade de Mantenedora, acolheu duas Instituições de Ensino Superior: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição - FIC e Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira - FACEM. Em 1996, a FIC e a FACEM integraram-se, resultando, desta fusão, as Faculdades Franciscanas - FAFRA. No final de 1998, as Faculdades Franciscanas passaram a denominar-se Centro Universitário franciscano.

A Biblioteca da Universidade Franciscana originou-se da fusão da Biblioteca Gonçalves Dias, que era a Biblioteca das alunas internas do Colégio Sant'Anna e da Biblioteca Ancila Domini, que era a Biblioteca do Colégio Sant'Anna. Estas duas Bibliotecas deram origem à Biblioteca da FIC, a qual denominava-se Biblioteca Imaculada Conceição. Inicialmente, localizava-se no 1° andar do Colégio Sant'Anna. Em fevereiro de 1988, a Biblioteca foi transferida para o 1° andar e parte do andar térreo do novo Prédio da Administração da FIC, e continuou atendendo, além dos alunos do Colégio Sant'Anna e da FIC, à comunidade em geral. A solenidade de inauguração da Biblioteca realizou-se a 26 de agosto de 1988, às 18h, na FIC.

Devido ao grande desenvolvimento dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação, pensou-se na criação de um outro espaço físico para o melhor atendimento ao 1° e 2° graus, ficando o espaço da Biblioteca Imaculada Conceição mais adequado aos alunos dos Cursos de Graduação e Pós- Graduação em seus trabalhos de leitura e pesquisa. Portanto, em 1998 a Biblioteca Imaculada Conceição passou a denominar-se Biblioteca da UFN.

Fonte: SILVA, Maria Virgínia dos Santos. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras 'Imaculada Conceição': FIC 1955 - 1995 40 anos de história. Santa Maria: Pallotti, 1997. 312 p.

Missão e Visão

Missão
Disseminar, recuperar, organizar e socializar a informação, assim como, promover a cultura entre os docentes, discentes e funcionários, de forma dinâmica e eficaz, contribuindo com o desenvolvimento e a qualidade do ensino, pesquisa e extensão.

Visão
Manter-se referência regional em qualidade tanto do seu acervo quanto do atendimento prestado.

Equipe

Direção
Eunice de Olivera - Bibliotecária CRB 10/1491

Aquisição
Janette Mariano Godois

Processamento Técnico
Sabrina Moura de Vargas

Referência
Eunice de Olivera - Bibliotecária CRB 10/1491

Restauração
Eliane Borges Rodrigues

Sala de Multimídia
Giovani Nunes de Oliveira

Recepção/ Balcão/ Acervo/ Salão de Leitura
Ana Olga Ziegler
Andressa da Silva Godoy
Carina Rejane Pavão Garcia
Gabriel Carvalho Moraes
Márcio Alberto dos Reis
Rafael Crossetti Cunha
Rafael Rimoli da Luz
Rosane Damasceno
Simone Guterres Pereira
Suili Zappas
Thiago Medeiros Gonçalves Pinto
Vilsi Kappaun


Bolsistas
Ernest Cadet
Gaphene Ilasma
Rafael Candinho Botelho
Wood Lubin

Estagiários
(Programa Aprendiz Legal)

Anne Gabriely Cruz da Silva
Mardjorie Kadine Kirsch
Kelvin Teixeira Floriano


Serviços

Consulta ao acervo: a pesquisa ao acervo pode ser feita via internet ou nos terminais de consulta disponíveis no interior da Biblioteca.

Empréstimo: os materiais da biblioteca podem ser emprestados à comunidade acadêmica segundo critérios específicos, visando à democratização e à dinamização de seu uso. As cotas e prazos de empréstimos respeitam as necessidades pedagógicas básicas de cada tipo de usuário pertencente à comunidade acadêmica. Para retirar qualquer material, o usuário precisa ter em mãos seu cartão de identificação e senha.

Renovação: todos os materiais retirados da Biblioteca por empréstimo normal podem ter seu prazo renovado por até 02 (duas) vezes desde que não haja reserva. Para renovar pela internet acesse MEU PERGAMUM.

Reserva: caso um usuário necessite de um material que se encontre emprestado, ele pode solicitar a sua reserva a um funcionário ou realizá-la via internet a partir da consulta consulta.

Levantamento Bibliográfico: pesquisa de artigos científicos pela internet em bases de dados ou instituições de pesquisa, identificando bibliografias pertinentes ao assunto solicitado. Por ser um atendimento personalizado, este serviço é feito somente mediante agendamento com antecedência, diretamente a bibliotecária de referência ou pelo e-mail: biblioteca@ufn.edu.br

Assessoria às Normas: orientações tanto para a elaboração de referências bibliográficas, quanto para a formatação de trabalhos científicos conforme as normas da ABNT e da Instituição. Este serviço é realizado pela bibliotecária.

Visita Orientada: quem visitar nossa Instituição e desejar conhecer a Biblioteca, pode fazê- lo com o acompanhamento da bibliotecária. Com ela, além de conhecer as instalações da Biblioteca, receberá informações de seus serviços.

Orientação para o Uso da Biblioteca: nossos atendentes orientam e auxiliam a pesquisa no computador e a localização do material desejado nas estantes. Também prestam esclarecimentos quanto aos serviços que a Biblioteca oferece. Questões mais complexas podem ser feitas à bibliotecária de referência ou à direção.

Comutação Bibliográfica – COMUT: é um serviço que permite à comunidade acadêmica o acesso a artigos de revistas técnico-científicas, teses ou anais de congressos inexistentes no acervo de nossa Biblioteca. Esse serviço tem um pequeno custo e é realizado pela bibliotecária de referência.

Emissão de Relatórios: além de informações estatísticas, os professores podem solicitar listagem de obras da Biblioteca por assunto. Esse serviço deve ser solicitado diretamente à direção por e-mail biblioteca@ufn.edu.br ou pelo ramal: 1254.

Catalogação na Fonte: elaboração de ficha catalográfica de obras a serem publicadas pela Instituição.

Acesso à Internet: a Sala de Multimídia dispõe de 3 computadores com acesso à internet para consultas breves na web.

Digitalização de Imagens: na Sala de Multimídia disponibiliza-se um scanner para a digitalização de imagens. Este serviço não tem custo.

Impressão de cópias: na Sala de Multimídia podem ser impressas cópias em preto e branco com custo de R$ 0,30 por folha.