X JIMA – JORNADA INTEGRADA DO MEIO AMBIENTE

CUIDADO AMBIENTAL, FRATERNIDADE E O ÍNDICE DE FELICIDADE INTERNA BRUTA (FIB)

Neste ano de 2019, a Universidade Franciscana realiza a X JIMA – Jornada Integrada do Meio Ambiente, buscando promover momento compartilhado, de reflexão em torno do tema Cuidado ambiental, fraternidade e o Índice de Felicidade Bruta (FIB). Esta edição, assim como, cada uma das nove realizações anteriores, objetiva lançar, de forma original, provocações reflexivas, que desperte sobre a comunidade acadêmica e em geral, a atenção ao pensamento e ação, em torno de fatores interferentes ao cenário ambiental! A JIMA chancelou, ao longo destes nove anos, um diálogo horizontal e interdisciplinar entre diferentes áreas do conhecimento, por meio de Curso de Graduação e de Pós-graduação da UFN, Santa Maria, RS.
Esta edição inovará, utilizando tecnologia digital, como ferramenta ágil à instauração de um momento de leitura, escuta e voz, a todos os setores da Instituição Franciscana, aproximando e fomentando a interatividade, em torno da indagação, o que há de relação entre o ambiente, a fraternidade e a felicidade? Esta edição visa criar um motivo, para uma breve parada, a uma reflexão compartilhada, conduzindo a um olhar para si e para o outro! A tecnologia, empregada de forma razoável e cristalina, possui também, a essencialidade de aproximar, de pensar e de partilhar entre humanos!
Na esteira desta ideia, solicitamos aos responsáveis por cada setor da Instituição, à cada docente, à cada servidor técnico-administrativo, à cada aluno, à cada família, à cada internauta, que acessar nosso texto base, que organize seu tempo, para que, neste 06 de junho de 2019, possa estar conectado com palavras, que possam expressar emoções, atitudes racionais, autoreflexões, reflexões e acima de tudo – PROJEÇÕES!
Após a leitura e partilha de reflexões, recomendamos, que ocorresse, também, um compartilhamento virtual, por meio de redes sociais, onde fosse divulgado o texto, bem como impressões sobre o mesmo, constituindo assim, à formação de uma rede reflexiva - #JIMAUFN2019!
Se este momento de parada, dia 06 de junho de 2019, instigar novos objetivos e novas metas para si, para o outro e para os outros, certamente, estaremos sobre um percurso de cuidado com o ambiente (composto de seres humanos e não humanos), de fraternidade (irmandade humana) e de vida mais feliz (maior desejo humano)!

Ail C. Meireles Ortiz – Coordenadora da X JIMA/2019/UFN
Apoio da Pastoral Universitária/UFN e Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens/UFN

Leia as orientações