Vestibular Agendado 2020/2
  1. Vestibular
  2. Vestibular Agendado 2020/2

          

Inscrições encerradas

Participe gratuitamente no Vestibular Agendado da Universidade Franciscana e inicie sua graduação no 2º semestre de 2020. Inscreva-se com sua nota do ENEM ou agende a prova de redação. Invista em conhecimento: construa sua profissão com a UFN. Início das aulas: 13 de outubro de 2020

             

      

      

      

      

            

Cursos Presenciais

CursoTurnoDuração
Administração (Bacharelado)Manhã/Noite4 anos
Biomedicina (Bacharelado) Noite4 anos 
Ciência da Computação (Bacharelado)Manhã4 anos
Ciências Contábeis (Bacharelado)Noite4 anos
Ciências Econômicas (Bacharelado)Noite4 anos
Design (Bacharelado)Tarde4 anos
Design de Moda (Tecnólogo)Tarde3 anos
Direito (Bacharelado) Manhã/Noite 5 anos
Enfermagem (Bacharelado) Integral 5 anos
Engenharia Ambiental e Sanitária (Bacharelado)Manhã/Tarde5 anos
Engenharia Biomédica (Bacharelado)Manhã5 anos
Engenharia Química (Bacharelado)Manhã5 anos
Farmácia (Bacharelado)Tarde5 anos
Filosofia (Licenciatura)Noite4 anos
Física Médica (Bacharelado)Noite4 anos
Fisioterapia (Bacharelado) Manhã e Tarde 5 anos
História (Licenciatura)Noite4 anos
Jogos Digitais (Tecnólogo)Tarde3 anos
Jornalismo (Bacharelado)Manhã4 anos
Letras - Português e Inglês (Licenciatura)Noite4 anos
Matemática (Licenciatura)Noite4 anos
Nutrição (Bacharelado)Tarde4 anos
Odontologia (Bacharelado)Integral5 anos
Pedagogia (Licenciatura)
Noite4 anos
Psicologia (BachareladoManhã e Tarde5 anos
Publicidade e Propaganda (Bacharelado) Manhã4 anos
Radiologia (Tecnólogo) Noite3 anos
Sistemas de Informação (Bacharelado) Noite4 anos

Cursos EAD

CursoTurnoDuração
Gestão de Recursos Humanos (Tecnólogo)EaD2 anos
Gestão Financeira (Tecnólogo)EaD2 anos
Marketing (Tecnólogo)EaD2 anos
 Pedagogia (Licenciatura)EaD4 anos

              

Como vai funcionar?

     

A Prova de Redação UFN ocorre todas as quartas-feiras, às 9h e às 18h30min, e aos sábados, às 9h, no Conjunto I da UFN (Rua dos Andradas, 1.614, Centro, Santa Maria/RS). A duração da prova é de 1h30min (uma hora e trinta minutos) e consiste em uma redação dissertativa.

Para participar, o candidato deverá comparecer com, no mínimo, meia hora de antecedência no local e deverá portar, obrigatoriamente, os seguintes materiais: a) Documento de identificação com foto; b) Caneta esferográfica preta ou azul, ponta média, tipo “bic” de corpo transparente; c) Máscara de proteção facial.

      

      

Se você participou do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos últimos anos, pode aproveitar sua nota de Redação e não precisa comparecer em uma nova prova.

Serão consideradas as notas de Redação do ENEM dos anos de 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019.

Para inscrição, a nota mínima de Redação deverá ser 100 (cem) pontos.

             

           

Dúvidas frequentes

Há algum pré-requisito para participar do Vestibular?

Pode participar do Vestibular Agendado qualquer candidato que, obrigatoriamente, já tenha concluído o Ensino Médio.

Quais serão os protocolos de segurança, considerando a pandemia de coronavírus?

Serão permitidos, no máximo, 5 (cinco) candidatos por sala, observados o distanciamento e demais protocolos de segurança em função da pandemia de coronavírus. Além disso, as salas estarão totalmente higienizadas para receber os candidatos. Será realizada a aferição da temperatura corporal na entrada do prédio e serão disponibilizados frascos de álcool gel para higienização das mãos. O uso de máscara será obrigatório e indispensável por todos os candidatos.

Estou sentindo sintomas de gripe. Posso reagendar a prova do Vestibular?

Caso você apresente sintomas de síndrome gripal e/ou conviva com pessoas sintomáticas, você deve reagendar sua prova. O reagendamento pode ser feito através da Central de Atendimento, pelo telefone (55) 3220-1248, ou Whatsapp (55) 997153393 e (55) 996056263.

Quais documentos serão aceitos como documentos de identificação?

A participação somente será permitida mediante sua identificação na entrada da sala de prova por meio de um documento de identificação: Cédula de Identidade (RG), Carteira de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho (CTPS), Passaporte ou Carteira de Órgão/Conselho de Classe.

Além dos materiais obrigatórios, será possível entrar na sala com outros materiais? 

Sim. Será permitido ingressar no local de prova com: a) Garrafa de água sem rótulo e transparente; b) Alimentos dentro de embalagem transparente; c) Lápis de corpo liso ou lapiseira de corpo transparente; d) Borracha; e) Apontador de lápis.

Quais são os critérios para avaliação da Redação UFN?

Serão considerados os seguintes aspectos para a correção da redação:

a) Estrutura do texto (2,0): Apresenta título coerente com o tema, a tese e os argumentos (0,5). Atende à organização do parágrafo, observando a estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão (1,0). Atende ao número mínimo de 20 e máximo de 27 linhas (0,5).

b) Domínio da linguagem (4,0): Apresenta domínio da modalidade formal da Língua Portuguesa em relação à acentuação, ortografia, separação silábica, uso do hífen e uso de letras maiúsculas e minúsculas (1,0). Demonstra domínio de aspectos gramaticais tais como concordância verbal e nominal, flexão de nomes e verbos, pontuação, regência verbal e nominal, colocação pronominal e organização do período (1,0). Realiza escolhas adequadas à modalidade textual proposta, empregando vocabulário preciso com sentido correto e apropriado para o texto (1,0). Estabelece relações pertinentes e consistentes entre tema e conhecimentos prévios (1,0).

c) Mecanismos linguísticos adequados à organização do texto dissertativo-argumentativo (4,0): Utiliza mecanismos coesivos apropriados à organização e à clareza textual relativos ao encadeamento das ideias, à coerência das informações e à progressão do texto (1,0). Apresenta uma tese compatível com a proposta de redação, relacionando-a com o tema e os argumentos (1,0). Desenvolve ideias de maneira a justificar um ponto de vista (1,0). Conclui o texto reforçando um ponto de vista e propõe alternativas/soluções relacionadas à proposta de redação (1,0).

Quais são os critérios que anulam a Redação UFN?

a) A utilização de qualquer tipo de identificação na folha definitiva implicará a sua anulação e o candidato será eliminado do processo seletivo.
b) A ilegibilidade da letra implica nota zero na redação e o candidato será eliminado do processo seletivo.
c) A fuga total ao tema implica nota zero na redação e o candidato será eliminado do processo seletivo.
d) A não transcrição da redação para a folha de redação definitiva com caneta esferográfica de cor azul ou preta implicará na anulação da redação e o candidato será eliminado do processo seletivo.
e) A redação que for escrita em língua estrangeira será anulada e o candidato será eliminado do processo seletivo, conforme portaria do Ministério da Educação, nº 391, de 07 de fevereiro de 2002, publicada no DOU de 13 de fevereiro de 2002.
f) O texto que apresenta estrutura diversa à dissertativo-argumentativa implicará na anulação da redação e o candidato será eliminado do processo seletivo.
g) Prova de redação não redigida na folha de redação definitiva implicará na anulação da redação e o candidato será eliminado do processo seletivo.
h) A cópia integral de texto(s) motivador(es) da proposta de redação e/ou de textos motivadores apresentados na prova implicará na anulação da redação e o candidato será eliminado do processo seletivo.
i) O texto que apresentar desrespeito aos direitos humanos implicará na anulação da redação e o candidato será eliminado do processo seletivo.

Quais são os critérios que ocasionam eliminação do candidato da Prova de Redação UFN?

a) Não comparecer à prova, seja qual for o motivo alegado.
b) Apresentar-se após horário estabelecido, não sendo admitida qualquer tolerância.
c) Apresentar-se em local diferente da convocação oficial.
d) Ausentar-se da sala de prova, sem acompanhamento do fiscal.
e) Ausentar-se da sala de prova levando a folha de redação definitiva.
f) Fazer uso de meios ilícitos para a execução da prova.
g) Não entregar, ao final da prova, a folha de redação definitiva.
h) For surpreendido, durante a realização da prova, em comunicação com outras pessoas ou utilizando livro, anotações,
impressos ou qualquer material não permitido.
i) Estiver fazendo uso de qualquer tipo de aparelho eletrônico ou de comunicação, tais como bip, telefone celular, relógios,
agenda eletrônica, smartphone, receptor ou outro equipamento similar, bem como protetores auriculares.
j) Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido.

Terei acesso ao rascunho da Prova de Redação e/ou à Redação definitiva?

Não. O rascunho da prova de redação e a redação definitiva do candidato não serão disponibilizados. Além disso, em hipótese alguma serão aceitos pedidos de revisão da nota da redação.

Participei do ENEM mais de uma vez, devo me inscrever com a nota mais recente?

Não necessariamente. Se o candidato participou do ENEM em mais de uma edição nos anos acima mencionados, poderá escolher com qual nota se inscreverá, informando o respectivo número de inscrição do Exame quando se inscrever no Vestibular.

Como descobrir meu número de inscrição do ENEM?

O número de inscrição do ENEM é uma sequência de 12 dígitos que identifica cada participante. Ele é gerado logo após a inscrição – feita no site oficial do Exame. Se você não lembra ou não guardou seu número de inscrição no ENEM, pode consulta-lo no link http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/, informando seus dados (ano da prova, CPF, Nome, Data de Nascimento e Estado).

Consigo consultar minhas antigas notas do ENEM?

Sim. E se você participou de mais de uma edição do ENEM, pode verificar dessa forma qual sua melhor nota para se inscrever no Vestibular da UFN. Basta acessar o link http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/ e informar o ano da prova, seu CPF e a senha cadastrada no momento de inscrição no ENEM. Caso você tenha esquecido sua senha, é possível criar uma nova a partir do e-mail cadastrado.

É possível ingressar nos cursos da UFN somente participando do Vestibular?

Não. Há outras formas de ingresso com abertura periódica de processo seletivo, como: transferência externa, reabertura de matrícula e ingresso como portador de diploma. Você pode conhecer todas elas no link: www.ufn.edu.br/site/formas-de-ingresso.

Como saberei se minha inscrição está efetivada?

Você receberá um telefonema ou e-mail confirmando o dia e horário da sua prova.

Quando e onde será divulgado o resultado?

A lista dos aprovados será divulgada de forma consecutiva e subsequente aos agendamentos, no endereço eletrônico http://www.ufn.edu.br/site/vestibular.