Unidade Responsável

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa  Rua Silva Jardim, 1175 – CEP: 97010-491 Santa Maria – RS
Fone: (55) 3220-1200 ramal 1204

Coordenador do Projeto

Professor Rodrigo Jappe Conjunto III, Prédio 16, sala 207

Público-alvo

Os cursos são destinados à toda comunidade interna e externa à UFN, a partir de 15 anos de idade.

Teste de Nivelamento

O que fazer?
O objetivo do teste de nivelamento é identificar o real nível de conhecimento do aprendiz em determinado idioma, a fim de que ele se integre a um grupo de colegas que estão no mesmo nível, ou, se isso não for viável, o mais próximo possível. O teste de nivelamento é uma estratégia bastante importante no processo de avaliação do conhecimento do aprendiz, visto que, não raramente, alunos desistem de seus cursos por duas principais razões: porque não estão conseguindo acompanhar o ritmo de seus colegas, ou seja, estão aquém do nível de conhecimento demonstrado pelos demais; ou porque não estão aprendendo tanto quanto gostariam ou pretendiam antes de iniciar o curso, por demonstrarem um nível de conhecimento muito além do grupo ao qual pertencem. 

Quem deve fazer?
O teste de nivelamento é recomendado àqueles alunos que, por já terem estudado, formal ou informalmente, a língua-alvo, possuem um “certo” conhecimento no idioma. É por meio desse teste que o aluno fica sabendo em que nível especificamente deve se matricular para não se sentir frustrado ou desmotivado ao longo do curso. Muitas vezes, o próprio aprendiz não consegue mensurar o seu grau de conhecimento em determinado idioma. Por isso, geralmente, recorre ao teste de nivelamento para se sentir mais seguro em relação à escolha que fará no ato da matrícula. 

Quais serão os níveis avaliados?
Serão realizados testes de nivelamento para alunos que pretendem ingressar nos níveis 2 ou 3, no Curso de Inglês Conversação, sem necessariamente terem cursado os níveis 1 ou 2, respectivamente; e para alunos que pretendem ingressar no nível 2, no Curso de Inglês Instrumental Leitura, sem necessariamente terem cursado o nível 1. 

Quem aplica?
Os responsáveis pela aplicação do teste de nivelamento são os próprios professores que ministram as aulas nos referidos cursos oferecidos pelo UFN Idiomas. 

Quando e onde será?
Neste semestre, o nivelamento será realizado mediante entrevista. Envie e-mail para unifraidiomas@unifra.br para saber o local e fazer agendamento.