Nanociências e nanotecnologia para iniciantes
  1. Extensão
  2. Capacitação Profissional
  3. Nanociências e nanotecnologia para iniciantes
Início das aulas
Modalidade

• Identificar as escalas de medida (macro, micro e nano) e apresentar as aplicações e implicações em nanoescala para as diferentes áreas do conhecimento

• 20 horas |  De 23 de setembro a 11 de novembro, no ambiente virtual de aprendizagem da UFN

• 15 de agosto a 19 de setembro

• 23 de setembro

• R$ 135,00

• Será conferido certificado de conclusão aos alunos que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 7,0 e frequência mínima de 75% em cada disciplina, módulo ou atividade do curso.

• EaD

Unidades e Conteúdos

Unidade 1Definições de Nanociências e Nanotecnologia
Unidade 2Propriedades estruturais e morfológicas
Unidade 3Potencial e implicações da Nanociências e Nanotecnologia

Sobre a ministrante

Possui graduação em Bacharelado em Física (1998), mestrado (2000) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Atualmente é Professora Titular e Vice-reitora da Universidade Franciscana (UFN). Já atuou na UFN como coordenadora do Curso de graduação em Física Médica (2004-2006), Coordenadora do mestrado em Nanociências (2006-2008) e Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (2008 a 2018). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq nível 1C. Possui fator H igual a 26, em torno de 2700 citações de artigos e com mais de 130 artigos publicados em periódicos internacionais e nacionais (Fonte - Web of Science ResearcherID AAY-1061-2021). É revisora dos periódicos internacionais: Physical Review B, Chemical Physics Letters, Journal of Physical Chemistry B, Physical Review Letters e Nanotechnology. Tem experiência na área de Física e Nanociências atuando principalmente nos seguintes temas: nanomateriais 1D e 2D, teoria do funcional da densidade, além da área de Ensino de Física, Ensino de Nanociências e com o desenvolvimento de objetos de aprendizagem virtuais, assim como atua em projetos de divulgação científica e tecnológica. Coordenou a Rede de Centros de Inovação em Nanocosméticos SIBRATEC/MCT (2010-2014). Coordena o programa INOVA-RS Região Centro/RS no âmbito da Fapergs. Vice-coordenadora do INCT de Nanomateriais de Carbono. Em 2006 ganhou o prêmio L´oreal para Mulheres na Ciência na área de Física. É membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2017-2021).

Contato para mais informações:
E-mail: extensao@ufn.edu.br