Humanidades digitais: estratégias de busca, escrita e referenciamento acadêmico

Sobre

Capacitar alunos(as) de graduação e pós-graduação e profissionais no uso das humanidades digitais, por meio de softwares disponíveis online voltados para o gerenciamento bibliográfico e análise qualitativa de dados, que auxiliam e instrumentalizam a escrita e produção acadêmica.

Professores
Carga horária
Período de aulas

Profa. Dra. Daiane Silveira Rossi | Lattes

O curso possui a carga horária total de 20 horas, sendo 16 de forma presencial e as 4 horas restantes de forma assíncrona.

11 de agosto a 19 de setembro

23/09/2023  das 9h às 13h – Google Meet - Unidade 1. Plataformas de buscas: Portal de Periódicos da CAPES, Scielo, Scopus e Google Acadêmico.

30/09/2023 das 9h às 13h - Google Meet - Unidade 2. Referenciamento bibliográfico a partir do software Zotero.

07/10 das 9h às 13h - Google Meet - Unidade 3. Estratégias de escrita acadêmica a partir do Voyant Tools e GImageReader.

21/10 das 9h às 13h - Google Meet - Unidade 1, 2 e 3. Encerramento do curso.

3 parcelas de R$ 93,30 - O valor referente a primeira parcela será emitido mediante boleto bancário no ato da inscrição, gerado no processo de confirmação dos dados da matrícula, pagável em qualquer agência bancária ou lotérica, até a data do vencimento.

Atenção: A data de vencimento do boleto será considerada válida até dois dias após a realização da sua inscrição. Caso não seja efetuado o pagamento, será necessário fazer uma nova inscrição.

Para quem

Estudantes da graduação e pós-graduação, com especial ênfase para as humanidades, porém, também serão aceitos alunos das demais áreas.Profissionais, professores e técnicos administrativos, interessados em capacitação na área das humanidades digitais.

Programa

Unidade 1Plataformas de buscas: Portal de Periódicos da CAPES, Scielo, Scorpus e Google Acadêmico.
Unidade 2Referenciamento bibliográfico a partir do software Zotero.
Unidade 3Estratégias de escrita acadêmica a partir do Voyant Tools e GlmageReader.

Certificação

O certificado de conclusão será conferido aos alunos que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 7,0 e frequência mínima de 75% em cada disciplina, módulo ou atividade do curso.

Por que fazer um curso de Capacitação Profissional na UFN?

• Infraestrutura física e tecnológica de excelência
• Professores da UFN, com experiência profissional nas áreas dos cursos
• Instituição conceito máximo no MEC
• Qualificação para o mercado de trabalho
• Os cursos podem ser aproveitados como atividade curricular complementar (ACC), conforme critérios estabelecidos pelo colegiados dos respectivos cursos.
• Não é preciso ter a graduação concluída para inscrever-se nos cursos

Contato para mais informações:
E-mail: extensao@ufn.edu.br