Dissertação de egressa de Mestrado desenvolveu cartilha informativa
Assessoria de Comunicação (ASSECOM) - 19/10/2023


Com a finalidade de elaborar um material informativo sobre os efeitos adversos e as interações dos métodos contraceptivos hormonais, a egressa do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN), Milena de Oliveira, desenvolveu a dissertação ‘Uso de métodos contraceptivos hormonais e gestação não planejada: cartilha informativa’. O trabalho, que começou a ser desenvolvido em 2021, contou com a orientação da professora Keity Laís Siepmann Soccol.

A elaboração do estudo considerou como etapas do diagnóstico situacional realizado por meio de uma pesquisa de campo, desenvolvida com 17 mulheres que faziam uso de métodos contraceptivos hormonais e que tiveram gestações não planejadas. A pesquisadora utilizou como critérios de inclusão das participantes mulheres adultas em idade fértil e que fazem uso de anticoncepcionais há pelo menos dois meses, sejam eles orais ou injetáveis, e que tenham tido gestações não planejadas durante o uso dos métodos contraceptivos. O estudo destacou como parâmetros de exclusão as mulheres que possuíam alguma dificuldade na comunicação ou que estavam gestantes. Ainda, a fim de fundamentar as informações da cartilha, realizou-se uma revisão integrativa, uma combinação de dados da literatura empírica e teórica pode ser usada para definir conceitos, identificar lacunas em áreas de pesquisa, revisar a teoria da pesquisa e a análise metodológica sobre um tema específico.

Clique aqui e leia a matéria completa.

Tese de Egressa do Mestrado promove iniciativa hospitalar de aleitamento materno
Assessoria de Comunicação (ASSECOM) - 09/06/2023

A egressa do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN), Débora Diekel teve sua dissertação “AME: implantação de uma sala de apoio à amamentação em um hospital público da região sul do Brasil” resultando na criação de uma sala de amamentação. A pesquisa começou a ser desenvolvida no ano de 2022 com orientação da professora Patrícia Pasquali.

A execução do estudo traçou as salas de apoio à amamentação como ferramentas tecnológicas estratégicas fundamentais para o aleitamento materno, podendo ser apoio para a continuidade deste entre as trabalhadoras, quanto para promovê-la entre as mulheres nutrizes (amamentantes) que por algum motivo estão com seus bebês internados, sendo ambiente propício, adequado e privativo. De acordo com Débora, além de possibilitar o conhecimento sobre o tema, a pesquisa forneceu subsídios teóricos para desenvolver e promover uma tecnologia social. Os conceitos referidos na pesquisa têm aderência aos Objetivos do Milênio e está inserida na Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde do Ministério da Saúde.

Clique aqui e leia a matéria completa. 

Roda de conversa de egressa do Mestrado tratou sobre o autocuidado feminino

Uma roda de conversa sobre as ‘Mulheres, Trabalho e Bem-Estar: Construindo Pontes para o Autocuidado’, foi realizada na última segunda-feira (30 de outubro), no Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O bate-papo foi ministrado pela psicóloga Marinara Pinto, egressa do Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN) que promoveu uma extensão do produto de sua dissertação de conclusão de mestrado nomeado ‘Programa Florescer’, com a orientação da professora Cristina Saling Kruel.

Clique aqui e leia a matéria completa. 


Empreendedorismo e liderança são destaques do Mestrado em Saúde Materno Infantil
Assessoria de Comunicação (ASSECOM) - 15/06/2021

Caracterizado pela forte capacitação sobre os cuidados da implementação de um modelo de atenção à saúde da mulher, da criança e da família, o Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, da Universidade Franciscana (UFN). O curso vem se destacando pelo ensino em gestão empreendedorismo, bem como à atenção à liderança profissional, resultando em profissionais capacitadas que estão empreendendo em diferentes municípios do país.

Diante de suas perspectivas de instrução, o curso realizou o encontro ‘Cases de Sucesso na Enfermagem’. As três egressas convidadas a compartilhar suas vivências com a turma foram as enfermeiras Ana Laura Pizolotto, Carla Zimmermann e Emanuele Ambrós. As especialistas da saúde convidadas conversaram sobre suas experiências de trabalho aliadas aos conhecimentos de gestão, atenção e empreendedorismo na liderança e desempenho profissional. A atividade ocorreu de maneira remota, via Google Meet, na terça-feira (8).

Clique aqui e leia a matéria completa.


A egressa do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil Bruna de David da Rocha, participou da aula síncrona na noite de 12/11/2020 na disciplina de Educação em Saúde ministrada pela Profa. Cláudia Zamberlan. Na ocasião a Enfermeira Bruna que hoje é gestora da Política da Saúde da Mulher do município de Santa Maria abordou o tema Práticas Educativas direcionadas à Saúde da Mulher. Esse momento foi único em termos de trocas de conhecimentos e experiências entre os mestrandos e egressa.

Segue ao lado registros da aula:


Os egressos do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil Bruna de David da Rocha e Daniel Soares Tavares, foram convidados pela Profa. Cláudia Zamberlan e Prof. Silomar Ilha para participaram de encontro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo em Enfermagem e Saúda (GEPESES) no dia 28 de outubro de 2020 contribuindo com a Linha de Pesquisa de Tecnologias de Cuidado na Atenção Integral à Saúde abordando o tema Prática Avançada de Enfermagem. Na ocasião os mesmos explanaram para os pesquisadores do grupo e demais membros as suas experiências no contexto da Prática Avançada com enfoque na criação de protocolos.

Segue ao lado o registro do momento:


           Egressas do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil participam
                                     de Grupo de Estudos e Pesquisa na UFN 


A participação de mestrandas na disciplina do MPSMI intitulada “Gênero, orientação sexual e raça”, fortaleceu o grupo de estudos dessas temáticas. São profissionais que se encontram mensalmente para discutir interseccionalidades ligadas a esses assuntos. São enfermeiras, médicas, nutricionistas, dentistas e arquitetas atuantes na região central do estado do Rio Grande do Sul. Esse grupo, formado inicialmente por graduandos da Enfermagem, Psicologia, Direito, Odontologia e Medicina acolheu as mestrandas, favorecendo trocas ricas de conhecimento. As dinâmicas atualmente envolvem, principalmente, leituras de livros indicados pelas participantes. As noites das últimas quintas do mês são, nesse momento de pandemia, são realizadas online. Os livros, indicados previamente, são intensamente debatidos em reuniões que envolvem também troca de experiências de relatos de pesquisas e práticas profissionais.

Os encontros são aguardados ansiosamente por todas. Em períodos prévios a pandemia, os estudos envolveram uma série de passeios culturais, incluindo a serra gaúcha e cânions do Itaimbezinho. Em função das atividades laborais intensas das participantes e na impossibilidade de viagens longas para as reflexões, já desfrutaram juntas os finais de semana em hotéis próximos à Santa Maria. Algumas conversas são regadas a um bom vinho e jantares preparados pelas próprias pesquisadoras. Nesses momentos, costumam ir caracterizadas de “mulheres que mudaram o mundo”. As discussões aprofundadas sobre os conteúdos são bálsamos que trazem não apenas informações, mas fortalecem laços de amizade que contribuem para o desempenho profissional deforma prazerosa.

As participantes identificam-se como “plenas”, refletindo o perfil inquieto de mulheres que se jogam inteiras permitindo a abertura para novos pensamentos. Trabalhos em congressos nacionais e internacionais, publicação de artigos em livros e revistas científicas, desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, participação em programas de rádio e TV entre outras atividades, estão no cotidiano de atividades.

O grupo compartilha suas atividades na página do instagram denominada @debatendolivros. Nesse espaço estão comentários sobre as leituras e previsão das próximas atividades. Além da leitura e debate dos livros, são estudados a história e perfil das autoras dos livros, fazendo compercebam o potencial das questões de gênero envolvidas nesse processo. Para o mês de dezembro teremos também a participação de um convidado de Maputo –África, Professor Manuel Mahoche, o qual fará uma roda de conversa sobre como essas temáticas ocorrem no seu país. Vale a pena conferir!

Livros lidos e debatidos pelo grupo no ano de2020:

Frida, a biografia – Hayden Herrera
Meus desacontecimentos – Eliane Brum
Mulheres, raça e classe – Ângela Davis
Profissões para mulheres e outros - VirgíniaWolf
Quarto de despejo - Carolina Maria de Jesus
Úrsula – Maria Firmina dos Reis
A criação do patriarcado – Gerda Lerner
Livro para o mês de dezembro: “O papel de paredeamarelo” – Charoltte Perkins Gilman

Leituras previstas para 2021:
“Questão de viagem” – Elizabeth Bishop
“Maria Altamira” – Maria José Silveira
“Tudo de bom vai acontecer” – Sefi Atta
“As mulheres devem chorar...ouse unir contra aguerra” – Virgina Woolf
“Mal-entendido em Moscou” – Simone de Bouvoair
“Mulheres e caça às bruxas” – Silvia Federici

Integrantes do grupo de estudos, pesquisa e extensão sobre gênero, orientação sexual, raça e vulnerabilidades:

Egressas MPSMI

Ana Paula Gularte Barbosa (nutricionista)
Caren Coronel (Dentista)
Cristina de Freitas (Enfermeira)
Elisiane Possani (Enfermeira)
Fabíola Pardini (Arquiteta)
Josi Nunes (Enfermeira)
Katieli Hundertmarck (Enfermeira)
Márcia Montagner (Nutricionista)
Michele Reginatto (Nutricionista)
Vânia Segalin (Enfermeira)

Mestrandas MPSMI

Márcia Cherobini (Enfermeira)
Maria Luisa Cella (Médica)
Roselaine Camargo da Silva (Enfermeira)
Sandra Stankowski (Enfermeira)
Sheila Dorneles (Enfermeira)

Estudantes Graduação UFN

Bruna Weis (Medicina)
Carolina Araújo Londero (Enfermagem)
Daniele Taschetto (Medicina)
Fernanda Copetti Müller (Enfermagem)
Mariana Paris Ronchi (Medicina)
Thanandra Souza (Enfermagem)

Egressas Graduação UFN

Danielle Visentini (Psicóloga)
Natanna Rosa (Enfermeira)


Segue abaixo, alguns momentos do grupo de estudos, pesquisas e extensão:


              

Superação e Transformação, com a participação de Larissa Spied, Simone Barbosa e Profª Dirce Stein Backes.

              

Espaço Egresso, com apresentação da Profª Drª Dirce Stein


Egressos do Mestrado em Saúde Materno Infantil apresentam pesquisas em live do Coren-RS
Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
13/08/2020

Oito egressos do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana, contemplados via acordo entre Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes e o Conselho Federal de Enfermagem – Cofen, participaram de uma live promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), a fim de que fossem apresentados os projetos finais de curso desenvolvidos pelos mestrandos.

O encontro virtual ocorreu na tarde do dia 11 de agosto, e foi transmitido via Facebook do Coren-RS, possibilitando o acesso livre de todos os interessados. Além dos oito mestrandos, o bate-papo contou com a participação da coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da UFN, Profa. Dirce Stein Backes, além do Presidente do Coren-RS, Sr. Daniel Menezes de Souza, e do Conselheiro Federal do Cofen, Sr. Antônio Marcos Gomes. Assista as apresentações. 

Segundo Antônio Marcos Gomes, o acordo Capes/Cofen foi criado pensando em suprir uma lacuna que existe no Brasil, que é a falta de mestrados voltados para profissionais da Enfermagem. “Nós precisamos qualificar mais essa mão de obra da Enfermagem Brasileira, para que ela produza com mais qualidade, pois há instrumentos que podem melhorar e criar novidades na assistência que é prestada à população”, ressalta Antônio, afirmando que a pretensão é que, até o terceiro edital de bolsas, sejam capacitados e formados cerca de 500 mestres no país, visando uma melhor assistência aos brasileiros.

Durante a live, cada mestrando apresentou seu trabalho final de curso. De forma individual, cada proposta desenvolvida impactou e promoveu a mudança no cenário de atuação prática dos respectivos enfermeiros, diante dos dois anos de realização do mestrado.

A Coordenadora do Mestrado em Saúde Materno Infantil da Universidade, Profa. Dirce Stein Backes afirma que essa etapa está sendo encerrada com sentimento de gratidão e dever cumprido. “O Mestrado se tornou fator de mudança, especialmente para uma região de interior como Santa Maria. Ser contemplado por este edital, já é motivo de gratidão e orgulho, tanto de forma pessoal e profissional, quanto institucional. A gente sabe das dificuldades de estar numa região de interior onde o acesso muitas vezes é mais complexo, e você conseguir fazer essa mudança é de um valor imenso”, ressalta a docente.

Clique aqui e leia a matéria completa.

Clique no link para baixar a Revista COREN-RS - Mestrados Profissionais Enfermagem 


              

Clique aqui e conheça o site da Estratégia Semear.