- Ensino
- Mestrado
- Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
- Informações Acadêmicas
Obrigatórias
Principais aspectos teóricos e metodológicos envolvidos no processo de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática. Especificidades dos métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa. Procedimentos de coleta, análise e interpretação dos dados. Estrutura de um projeto, de uma dissertação e de uma tese. Normas técnicas. Ética em pesquisa.
Compreensão sobre o processo de ensinar e aprender. Abordagens teóricas: psicogenética; histórico-social e simbólico-cultural. Principais conceitos orientativos, destas abordagens, para a compreensão da dinâmica da sala de aula. Professores e alunos como sujeitos aprendentes e ensinantes. Relações entre as teorias e sua aplicabilidade prática nos diferentes níveis de ensino, tendo em vista os conteúdos de ciências e matemática.
Estudo da área de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática, com breve histórico sobre sua origem, concepções e articulações com outras áreas. Estudo de abordagens metodológicas para o ensino de Ciências e Matemática: Jogos, Modelagem Matemática, Resolução de Problemas e Investigações em sala de aula, Análise de Erros, abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).
Compreende os passos teóricos e metodológicos para a elaboração das dissertações dos discentes.
Processo de ensino e de aprendizagem com o uso das Tecnologias Digitais: caracterização; tendências pedagógicas; recursos didáticos e avaliação; perfil do professor e do aluno virtual e relação professor-aluno; processos de aprendizagem de grupos (trabalho coletivo, colaborativo e cooperativo em comunidade virtual, elaboração colaborativa de materiais, etc.); Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Redes Sociais e Internet, E_Learning; B_Learning; M_Learning. Uso pedagógico das ferramentas de interatividade: correio, fórum, chat, videoconferência, jogos, softwares, etc.
Compreende os passos teóricos e metodológicos para a elaboração das dissertações dos discentes.
Compreende os passos teóricos e metodológicos para a elaboração das dissertações dos discentes.
Optativas
Obrigatórias | 323h |
---|---|
Optativas | 153h |
ACC | 0h |
Estágio | 0h |
Total | 476h |
Mestrado Profissional
Obrigatórias
Retomada dos conteúdos de matemática elementar do ensino fundamental e médio a partir da prática desenvolvida pelos professores mestrandos em sala de aula, centrada no estudo de funções reais. Esse tema deverá ser debatido, aprofundado, atualizado e contextualizado historicamente e em relação ao cotidiano, podendo envolver temáticas das funções polinomiais, trigonométricas, inversas, exponenciais e logarítmicas. Será estudada também a continuidade das funções reais.
Primeiros modelos de constituição da matéria. Propriedades periódicas dos elementos. Reconhecimento e caracterização das transformações químicas. Estequiometria: cálculos com fórmulas e equações químicas. Contexto histórico no período em que os principais experimentos que deram origem à Química Contemporânea foram realizados. Construção dos conceitos com potencial de inserção no currículo de Química do Ensino Médio. Os temas serão trabalhados levando-se em consideração a contextualização dos mesmos, bem como, o desenvolvimento de habilidades e competências previstos no processo de ensino-aprendizagem.
Discussão e análise crítica, com bases teórica-experimentais e históricas, a respeito dos fundamentos clássicos da Física, em especial sobre a natureza da Ciência, os conceitos envolvidos nas interações, a matéria e energia, os modelos para a luz, som e átomos – incluindo o conceito dual de partícula-onda.
Consolidação de conceitos relacionados à organização dos seres vivos, biodiversidade e manipulação genética. Transposição didática de conceitos para a educação básica.
Principais aspectos teóricos e metodológicos envolvidos no processo de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática. Estrutura de um projeto e de uma dissertação. Normas técnicas. Ética em pesquisa. Fluxo na produção de materiais educacionais. Tipologia de materiais educacionais.
Compreensão sobre o processo de ensinar e aprender. Abordagens teóricas: psicogenética e histórico-social. Relações entre as teorias e sua aplicabilidade prática nos diferentes níveis de ensino, tendo em vista os processos de aprender e ensinar Ciências e Matemática.
E_Learning, B_Learning e M_Learning; Cultura digital: habilidades e competências dos professores e alunos; Processos de ensino e de aprendizagem com o uso das tecnologias digitais: caracterização, tendências pedagógicas, recursos didáticos e avaliação; Ferramentas digitais de autoria, de comunicação e de interatividade; Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Redes Sociais; Inteligência coletiva: processos de ensino e de aprendizagem em grupos.
Letramento científico e matemático suas abordagens na infância. Propostas oficiais para o ensino de Ciências e Matemática. Organização do trabalho pedagógico.
Aprofundamento de estudos relacionados às disciplinas e às linhas de pesquisa, por meio de seminários, palestras, visitas, com vistas ao desenvolvimento das dissertações e à integração do corpo docente e discente.
Compreende os passos teóricos e metodológicos para a elaboração das dissertações dos discentes.
Evolução do pensamento pedagógico e suas decorrências para a sistematização do ensino. Tendências críticas da educação brasileira. Estruturação do trabalho pedagógico e suas dimensões político-filosófica, epistemológica, psicopedagógica e didática. Implicações para o Ensino de Ciências e Matemática.
Aprofundamento dos conteúdos geometria analítica e álgebra linear num processo de redescoberta e reconstrução de conceitos geométricos e algébricos tais como vetores no plano e no espaço, transformações geométricas no plano, sistemas lineares, matrizes e secções cônicas. Softwares computacionais para re-elaboração dos conceitos fundamentais de geometria analítica e álgebra linear e formulação de novas propostas de ensino.
Discussão e análise crítica, com bases teórica-experimentais e históricas, a respeito dos fundamentos clássicos da Física, em especial sobre a temperatura e energia, força, deslocamento e transferência de energia, a corrente elétrica e transferência de energia; objetos em movimento e as leis de Newton para o movimento, movimentos periódicos, calor e movimento.
Caracterização morfológica e funcional da célula eucariótica e procariótica. Caracterização do ciclo celular. Organização do genoma e estrutura básica do Gene. Mecanismos moleculares da replicação do DNA, transcrição e tradução gênica. Características do código genético. Análise de heredogramas e cálculo de probabilidades. Genética, avanços científicos e controvérsias sociais. Transposição didática e critérios de avaliação.
Conexões de conceitos científicos e matemáticos em espaços formais e não formais. Os números naturais e as operações elementares em conexão com o estudo dos seres vivos.
Estudos relacionados à Epistemologia da Prática Pedagógica e do Ensino de Matemática para subsidiar teórica e metodologicamente projetos de investigação que envolvem modelos matemáticos aplicados a diversas áreas do conhecimento.
Orientar e acompanhar a construção do projeto/dissertação do aluno.
Compreende os passos teóricos e metodológicos para a elaboração das dissertações dos discentes.
Optativas
Código | Disciplina | Carga horária | Créditos |
---|---|---|---|
PCM026 | Estatística: Ensino e Aprendizagem | 68h | 4 |
PCM029 | Geometria: Ensino e Aprendizagem | 68h | 4 |
PCM030 | História da Ciência | 68h | 4 |
PCM037 | Processos Formativos e Docência na Educação Básica e Superior | 68h | 4 |
PCM040 | Teoria e Aprendizagem em Nanociências | 68h | 4 |
PCM076 | Metodologias para o Ensino de Ciências e Matemática | 34h | 2 |
PCM078 | Matemática Financeira: ensino e aprendizagem | 68h | 4 |
VIN001 | Vínculo Acadêmico | 17h | 1 |
Obrigatórias | 391h |
---|---|
Optativas | 153h |
ACC | 0h |
Estágio | 0h |
Total | 544h |
Doutorado
Obrigatórias
O conceito e o estágio atual do debate epistemológico na ciência. Epistemologias contemporâneas da ciência: Popper, Kuhn, Lakatos, Bachelard, Feyerabend, Souza Santos. Contribuições da epistemologia da ciência para a educação e o ensino de matemática.
Uso de novas tecnologias de informação no ensino de Ciências e de Matemática com vistas: a modelagem e simulação de sistemas com potencial aplicação para o ensino; a pesquisa e ao desenvolvimento de material didático para os diversos níveis de ensino; aos processos de socialização presenciais e/ou virtuais de conteúdos/produtos em ambientes de aprendizagem coletivo/colaborativo/cooperativo.
Visão integrada da cognição humana e suas diversas tendências, compreendendo-as como instrumento de mediação para uma reflexão crítica sobre o processo de ensinar e aprender nas áreas de Ciências e de Matemática em diferentes níveis de ensino. Construção de alicerces teóricos metodológicos para a discussão sobre os processos de conhecer, compreender e aprender, indispensáveis à compreensão da prática educativa. Teoria da atividade e atividade de estudo como base para uma perspectiva desenvolvente do ensino e da aprendizagem.
Trajetória da pesquisa em ensino de Ciências e Matemática. Investigações atuais na área da formação de professores para o ensino de Ciências e Matemática. Produção científica versus formação de professores. Produção científica versus ensino. Aprofundamento de estudos relativos às abordagens escolhidas por doutorandos para suas investigações.
Optativas
Código | Disciplina | Carga horária | Créditos |
---|---|---|---|
PCM018 | Análise Matemática: Ensino e Aprendizagem | 68h | 4 |
PCM022 | Biologia II: Ensino e Aprendizagem | 68h | 4 |
PCM028 | Física Moderna: Ensino e Aprendizagem | 68h | 4 |
PCM039 | Química II: Ensino e Aprendizagem | 68h | 4 |
PCM035 | Matemática Avançada: Ensino e Aprendizagem | 68h | 4 |
PCM040 | Teoria e Aprendizagem em Nanociências | 68h | 4 |
PCM033 | Leituras de Aprofundamento III | 17h | 1 |
PCM044 | Teorias e Sistematização do Ensino | 51h | 3 |
PCM049 | Seminário Integrado I | 17h | 1 |
PCM053 | Fundamentos de Geometria Analítica e Álgebra Linear | 34h | 2 |
PCM055 | Fundamentos de Álgebra | 51h | 3 |
PCM026 | Estatística: Ensino e Aprendizagem | 68h | 4 |
PCM034 | Leituras de Aprofundamento IV | 17h | 1 |
PCM042 | Seminário Temático II | 68h | 4 |
PCM001 | Metodologia da Pesquisa | 68h | 4 |
PCM003 | Abordagens Metodológicas para o Ensino de Ciências e Matemática I | 68h | 4 |
PCM009 | Teorias da Aprendizagem I | 68h | 4 |
PCM019 | Aprendizagem Independente I | 68h | 4 |
PCM020 | Aprendizagem Independente II | 68h | 4 |
PCM021 | Biologia I: Ensino e Aprendizagem | 68h | 4 |
PCM023 | Ciências para A Educação Básica e Superior | 68h | 4 |
PCM025 | Docência Orientada II | 17h | 1 |
PCM027 | Física Clássica: Ensino e Aprendizagem | 68h | 4 |
PCM029 | Geometria: Ensino e Aprendizagem | 68h | 4 |
PCM030 | História da Ciência | 68h | 4 |
PCM036 | Matemática para A Educação Básica e Superior | 68h | 4 |
PCM037 | Processos Formativos e Docência na Educação Básica e Superior | 68h | 4 |
PCM038 | Química I: Ensino e Aprendizagem | 68h | 4 |
PCM041 | Seminário Temático I | 68h | 4 |
PCM043 | Tópicos Especiais em Ensino de Ciências e Matemática | 17h | 1 |
PCM056 | Ciências nos Anos Iniciais: Fundamentos e Estratégias | 51h | 3 |
PCM057 | Matemática nos Anos Iniciais: Fundamentos e Estratégias | 51h | 3 |
PCM058 | Ciências nos Anos Iniciais: Conteúdos e Produção de Atividades | 51h | 3 |
PCM059 | Matemática nos Anos Iniciais: Conteúdos e Produção de Atividades | 51h | 3 |
PCM078 | Matemática Financeira: ensino e aprendizagem | 68h | 4 |
VIN001 | Vínculo Acadêmico | 17h | 1 |
Obrigatórias | 374h |
---|---|
Optativas | 238h |
ACC | 0h |
Estágio | 0h |
Total | 612h |
As aulas acontecem semanalmente:
Mestrado Acadêmico e Doutorado
- às quintas-feiras, turnos da manhã e da tarde;
- às sextas-feiras, turnos da manhã e da tarde.
Mestrado Profissional
- às sextas-feiras, turnos manhã e tarde
O Mestrado Acadêmico tem por objetivos:
Geral
Capacitar professores de Ciências, Matemática e Pedagogia (Docentes Anos Iniciais) para exercício na educação básica e no ensino superior e para o desenvolvimento de pesquisas na área. Além disso, contribuir para o desenvolvimento de atividades de orientação e planejamento em escolas de Educação Básica.
Específicos
Habilitar mestres nas áreas de Ciências, Matemática e Pedagogia (Docentes Anos Iniciais) para realizar pesquisas sobre os conteúdos e o processo de ensino-aprendizagem na educação básica e nos cursos de formação de professores, em consonância com as linhas de pesquisa do Curso.
Contribuir com a construção de um suporte teórico-metodológico visando a oferecer consistência pedagógica e científica à apreensão crítica na prática escolar exercida pelo docente em seu locus profissional, sendo capaz de construir produtos para a qualificação do processo de ensinar e aprender.
Explorar abordagens educacionais contemporâneas ancoradas na Aprendizagem Independente, formadora de profissionais compatíveis com os desafios de uma sociedade em que a inovação é central, fazendo uso de tecnologias transformadoras no Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática.
O Mestrado Profissional tem por objetivos:
Geral
Capacitar os docentes que atuam na educação básica (ensino fundamental e ensino médio) e nas licenciaturas de Biologia, Física, Química, Matemática e Pedagogia, visando o aprofundamento de estudos e a proposição de alternativas para a qualificação do ensino no contexto social de abrangência do Curso.
Específicos
Oferecer aos licenciados em Biologia, Física, Química e Matemática oportunidade de estudos e pesquisas aprofundados em relação aos conteúdos curriculares ministrados nos ensino fundamental e médio e nos cursos de licenciaturas das áreas das disciplinas em questão.
Contribuir com a construção de um suporte teórico-metodológico visando a oferecer consistência pedagógica e científica à apreensão crítica na prática escolar exercida pelo docente em seu locus profissional.
Oportunizar, através dos componentes curriculares do Curso, formação profissional na área docente, buscando a integração entre conteúdos curriculares, teorias de aprendizagem, metodologias de ensino derivadas das novas tecnologias da informação e da comunicação, concepções e modalidades de avaliação da aprendizagem e métodos e técnicas de pesquisa apropriados ao ensino de Biologia, Física, Química e Matemática.
O Doutorado tem por objetivos:
Geral
Proporcionar a formação de doutores, atendendo a demandas de pesquisa articuladas com a área nos diferentes níveis educacionais, potencializando a produção de conhecimento nas linhas de pesquisa.
Específicos
Qualificar recursos humanos que interajam na melhoria dos Sistemas Educacionais da região e do país, ressaltando a importância do seu impacto social.
Consolidar a cultura de pesquisa na área, com a participação de docentes de outras instituições em atividades acadêmicas e de pesquisas propostas no âmbito do programa.
Habilitar doutores nas áreas de Ciências, Matemática e Pedagogia (Docentes Anos Iniciais), para a realização de pesquisas sobre os conteúdos e o processo de ensino-aprendizagem na educação básica e nos cursos de formação de professores, bem como fazer uso dos instrumentos teórico-práticos específicos da docência.
Possibilitar, a partir da integração entre conteúdos, a criação e investigação de propostas pedagógicas que contemplem necessidades da sala de aula, na educação básica e superior.
Explorar abordagens educacionais contemporâneos ancoradas na Aprendizagem Independente, formadora de profissionais inovadores, fazendo uso de tecnologias transformadoras.