Linhas de Pesquisa


O Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil conta com duas linhas de pesquisa. Conheça cada uma delas e os professores vinculados:

Atenção integral à saúde materna, neonatal e infantil

Descrição: Esta linha de atuação compreende temáticas voltadas à produção de saberes, tecnologias e práticas que contribuam para ampliar e qualificar a atenção das condições da gestação, do parto, do puerpério, do nascimento e do desenvolvimento infantil até os 24 meses de vida. Propõe o desenvolvimento de ações educativas proativas e emancipatórias, por meio de novas abordagens e tecnologias de intervenção que incorporem a integralidade da atenção à saúde e o protagonismo da mulher durante o período gravídico-puerperal. Propõe, ainda, a ampliação e a qualificação de práticas de enfermagem e de saúde que promovam a atenção integral à saúde materna, neonatal e infantil, com ênfase no cuidado humanizado e associado às necessidades biológicas, sociais, emocionais, econômicas e culturais.

Professores Vinculados:
Alexandre Naujorks
Bianca Zimmermann Santos
Cláudia Diaz
Franceliane Jobim Benedetti
Josiane Abaid
Léris Haeffner
Nadiesca Taísa Fillipin
Patrícia Pasquali Dotto
Regina Costenaro


Organização e gestão da rede de atenção à saúde materno infantil

Descrição: Esta linha de atuação compreende temáticas voltadas à produção de saberes, tecnologias e práticas que contribuam para a estruturação, organização, qualificação e consolidação da rede de atenção integral à saúde materno infantil, no sentido de garantir acesso com acolhimento de resolutividade, em consonância com as políticas e programas nacionais e internacionais. Potencializa novos modelos assistenciais e processos de gestão de políticas pelas articulações interdisciplinares e intersetoriais, com foco nas interconexões organizativas do sistema de saúde. Fomenta ações empreendedoras na área de enfermagem e de saúde, com a finalidade de transcender a visão fragmentada e linear da organização e gestão da atenção à saúde materno infantil.

Professores Vinculados:
Cláudia Zamberlan
Cristina Saling Kruel
Dirce Stein Backes
Luciane Najar Smeha
Mara Marchiori
Martha Souza