Informações Acadêmicas
  1. Ensino
  2. Mestrado
  3. Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens
  4. Informações Acadêmicas
Como ingressar
Disciplinas

Obrigatórias

1 2 3 4
PHL001 - Formação e Práticas Docentes Carga horária: 34h

Paradigmas do ensino. Concepções e tendências da formação de professores. A construção da identidade do professor. O professor reflexivo. A indissociabilidade teoria-prática na ação docente. A inserção docente no cotidiano das práticas de ensino em espaços formais e não formais e a criação de estratégias pedagógicas

PHL002 - Fundamentos Epistemológicos Carga horária: 68h

O conceito de epistemologia. Epistemologia e humanidades. Epistemologia e linguagens. Epistemologias do séc. XX: positivista, histórica, racionalista-crítica, anarquista, arqueológica, complexidade, hermenêutica. Epistemologia, ensino e formação docente.

PHL003 - Linguagens e Tecnologias Aplicadas Ao Ensino Carga horária: 68h

As linguagens e a construção do conhecimento. As linguagens da/na mídia: gêneros e formatos. As linguagens da mídia no ensino básico: cinematográfica, televisiva, fotográfica, e radiofônica (radioescola, podcast, mídias sonoras). Ferramentas da web e suas potencialidades para o ensino em ambientes virtuais. Narrativas midiáticas contemporâneas.

PHL004 - Seminário Integrado I Carga horária: 17h

Aprofundamento de referenciais teórico-práticos sobre ensino de humanidades e linguagens. Socialização de vivências relacionadas ao ensino e uso de diferentes linguagens em práticas socioculturais contemporâneas. Proposição de intervenções proativas em cenários formais e não formais de ensino.

PHL005 - Teoria de Ensino e Aprendizagem Carga horária: 34h

Teorias e processos de ensino e aprendizagem a partir das teorias da aprendizagem sociointeracionistas (Piaget, Vigotsky e Wallon). Relações entre as dimensões afetiva, cognitiva e sociocultural e suas implicações no ensino e na aprendizagem. A educação como ato crítico, político e promotor de sujeitos aprendentes e ensinantes. A psicologia e os processos de formação da identidade docente no ensino de humanidades e linguagens.

PHL006 - Elaboração de Dissertação I Carga horária: 17h

Compreende os aspectos teóricos e metodológicos das dissertações dos discentes.

PHL007 - Seminário Integrado II Carga horária: 17h

Aprofundamento de referenciais teórico-práticos sobre ensino de humanidades e linguagens. Socialização de vivências relacionadas ao ensino e uso de diferentes linguagens em práticas socioculturais contemporâneas. Proposição de intervenções proativas em cenários formais e não formais de ensino.

PHL008 - Elaboração de Dissertação II Carga horária: 17h

Compreende os aspectos teóricos e metodológicos das dissertações dos discentes.

VIN001 - Vínculo Acadêmico Carga horária: 17h

Obrigatórias 272h
Optativas 170h
ACC 0h
Estágio 0h
Total 442h

Formulários e modelos

Objetivos do curso:

// Qualificar professores em ensino de humanidades e linguagens para a pesquisa e prática docente, na educação básica e superior, por meio de investigações referentes aos conteúdos e aos processos de ensino e aprendizagem na educação básica e nos cursos de formação de professores, de modo a [re]significar e contribuir para a transformação do ensino em ambientes formais, não formais e informais.

// Qualificar mestres em ensino de humanidades e linguagens para realizar pesquisas científicas dos conteúdos Letras, Filosofia, Geografia, História, Pedagogia, em sintonia com as linhas de pesquisa do curso.

// Contribuir com a construção de uma base teórica-metodológica e epistemológica, a fim de proporcionar fundamentação pedagógica para o ensino de humanidades e de linguagens.

// Desenvolver a capacidade crítica referente à prática escolar exercida pelo docente na atualidade, com vistas à construção de processos e produtos para qualificar e transformar o ensino e a aprendizagem de humanidades e linguagens.

// Investigar abordagens educacionais fundamentadas na metodologia da aprendizagem autônoma, fazendo uso inovador de tecnologias no ensino e aprendizagem de humanidades e linguagens.

// Promover investigações e reflexões sobre as políticas e as gestão educacional para a formação continuada de docentes.

// Fomentar atividades inter e multidisciplinares, promovendo a relação entre teoria e prática para o ensino de humanidades e de linguagens.

// Fomentar a interlocução entre docentes que atuam no ensino básico e superior com vistas à troca de experiências e promoção de novas investigações e/ou proposições de mudanças na prática docente.

// Fomentar a cooperação com outras instituições de ensino e pesquisa, tanto nacionais quanto internacionais, por meio de Acordos de Cooperação e Mobilidade Acadêmica que permitam a troca do conhecimento e, consequentemente, a produção conjunta de estudos científicos e a socialização desses resultados em eventos de abrangência regional, nacional e internacional.