Núcleo de Apoio à Diversidade Humana (PAIP) é um serviço de saúde mental que visa atender à comunidade acadêmica com demandas relacionadas ao sofrimento psíquico. Fundado em 2005, realiza atendimentos individuais nas abordagens psicanalítica e cognitivo-comportamental, além de atendimentos em grupo. Realiza também orientações junto aos professores e trabalho de rede junto a outros serviços da instituição e da assistência em saúde mental da cidade.

Também é um serviço que serve como campo de estágio do Curso de Psicologia e dos psicólogos que estão concluindo o Curso de Especialização em Clínica Psicanalítica. Portanto, é um local que cumpre atividades de ensino e extensão.

 

Para quem é o NADH?
Como ter acesso ao atendimento:

Alunos, funcionários e professores da Universidade Franciscana.

Os atendimentos individuais se dão a partir da procura do interessado (neste momento via e-mail), ou encaminhamento, com o posterior preenchimento de ficha com dados pessoais, bem como horários de disponibilidade para atendimento.

Após esse momento, há o primeiro contato realizado por telefone, onde se deve marcar um horário para ocorrer a triagem com o estagiário responsável. Esse processo inicial leva de um a dois encontros, com a função de avaliar se a demanda que o sujeito trouxe seria para o PAIP, para outro serviço da instituição ou para a rede de saúde do município.

Se encaminhado para psicoterapia, é assinado o Termo de Compromisso pelos estagiários em conjunto com o funcionário/aluno e estes são informados do contrato, ou seja, a respeito das combinações do atendimento, como o número de faltas aceitas pelo contrato, o compromisso necessário e da possibilidade do que foi discutido vir a ser utilizado para fins de pesquisa.

O programa ainda conta com a realização de oficinas para o corpo docente, a partir de pedidos de suas coordenações com demandas específicas, bem como as que mais aparecem nos atendimentos individuais, conforme pesquisa organizacional do serviço com os estagiários.

 

 

Fale com o NADH:
Telefone: (55) 3025.9070
E-mail: nadh@ufn.edu.br
Horários de atendimento: no 2º semestre de 2021, as sessões ocorrem de segunda a sexta, das 9h às 11h e das 14h às 17h, de modo remoto.