Sustentabilidade da Água
  1. Ensino
  2. Graduação
  3. Engenharia Ambiental e Sanitária
  4. Sustentabilidade da Água

Afrânio Almir Righes (Autor desta página)
Ph.D em Engenharia de Água e Solo
Prof. no Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária na Universidade Franciscana

Prezados usuários,
esta página disponibiliza conteúdos de artigos científicos publicados, palestra sobre ações antrópicas e a sustentabilidade da água, temas relacionados ao ensino, pesquisa e extensão, Inovações tecnológicas, bem como videos sobre o projeto Tec-Água desenvolvido no Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Franciscana.

O conteúdo é direcionado à alunos dos cursos de Engenharia principalmente os da Engenharia Ambiental e profissionais que atuam na área abarcada pelo sistema solo-água-atmosfera com foco na sustentabilidade ambiental que desejarem aumentar seus conhecimentos. São abordados os principais parâmetros físicos e hídricos do solo degradados pelas ações antrópicas reduzindo a taxa de infiltração de água.

No vídeo em modelo reduzido é apresentado a técnica do VERTICAL MULCHING em sistema plantio direto, nova tecnologia genuinamente brasileira, para aumentar a infiltração de água no solo, aumentar o armazenamento no perfil do solo, recuperar as vertentes, reduzir as enchentes e o carreamento de partículas no fluxo de superfície. O vídeo demonstra também, como a água se move no solo e como funciona o sistema “Vertical Mulching” em sistema plantio direto para aumentar a infiltração de água, bem como reduzir as inundações e alagamentos.

Nos artigos científicos pode-se constatar o tempo necessário para a plena recarga do espaço poroso em três solos do RS com água da precipitação efetiva com diferentes cenários de infiltração de água no solo.