Premiações do curso de Direito
  2. Graduação
  3. Direito
  4. Premiações do curso de Direito

O histórico do Curso de Direito da Universidade Franciscana revela a obtenção de resultados impactantes.

Em 2011 o Curso de Direito da UFN foi congratulado com o Selo OAB Recomenda. Nesse passo, o Curso foi um dos agraciados no recebimento deste importante prêmio, compondo um quadro de apenas 7% das Instituições de Ensino Jurídico do Brasil. Dos 1.210 Cursos de Direito existentes neste País na época, somente 89 receberam o prêmio, o que representa a construção de um Curso de excelência. No Estado do Rio Grande do Sul, naquele ano, o Curso de Direito da UFN foi o único a receber o Selo OAB Recomenda, o que reforça a proposta de um Curso com postura crítica, reflexiva, preocupado com a formação de cidadãos e promovedor da construção democrática do conhecimento jurídico.

Em 2015 o Curso foi avaliado com nota 5 pelo Ministério da Educação.

No Exame da OAB destaca-se o elevado números de alunos do Curso tradicionalmente aprovados. A título exemplificativo, no ano de 2019, o Curso de Direito da UFN foi o que mais aprovou graduandos na XXVIII edição do Exame entre as instituições privadas do Rio Grande do Sul. Dos 90 alunos inscritos, 52,63% deles garantiram aprovação. A média da UFN foi a quarta melhor do Estado neste Exame, atrás apenas das instituições públicas UFRGS, UFSM e UFPel.

Já no ano de 2020, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas em parceria com a OAB, o Curso de Direito da UFN ficou colocado entre os 20 cursos de Direito que mais aprovaram no certame. Em um universo de 1203 cursos de ensino jurídico, o Curso de Direito da UFN alcançou a 18ª posição entre todas as faculdades, centros universitários e universidade do Brasil que ofertam a formação em direito.

Atualmente o Curso de Direito está avaliado no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) com a nota 4. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) também é 4. A nota máxima, em ambos, é 5. Tais conceitos revelam a excelência deste Curso, que figura entre os de melhores resultados do País.