MBA em Comunicação Estratégica

Sobre

Com dois geoparques reconhecidos pela UNESCO na região, uma proeminente economia criativa, reconhecidas instituições de ensino superior, vultosa produção científica e criação do Comitê pelo Meio Ambiente, Santa Maria intensifica seus potenciais como Cidade Cultura para se incluir em discussões globais em torno de questões sociais, ambientais e de governança. Neste contexto, o MBA em Comunicação Estratégica Especializada contempla, por módulos, desde a assessoria de comunicação integrada, até temas centrais em seu desenvolvimento na atualidade e nos próximos anos: Cultura e Turismo; Ambiente, Ciência e Tecnologia; além de Política e Economia. A cada módulo concluído, a UFN oferece uma certificação intermediária, e com a conclusão dos quatro módulos, os alunos recebem a certificação total do MBA.


Duração 
Carga horária
Início das aulas
Periodicidade
Modalidade
Investimento
Tour virtual

Conclua em 12 meses

360 horas

25 de agosto de 2023

Aulas presenciais quinzenais e atividades assíncronas, conforme cronograma do curso. As aulas presenciais são realizadas nas sextas à noite e sábados, manhã e tarde, no Conjunto III, da Universidade Franciscana. As atividades assíncronas ocorrem sem a necessidade de interação em tempo real e permitem ao estudante acompanhar as atividades acadêmicas independente de horário e/ou local.
A presencialidade do estudante caracteriza-se pela presença física ou assíncrona nas aulas. O registro de frequência nas aulas assíncronas é efetuado mediante a realização das atividades no prazo fixado pelo professor no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Presencial com transmissão de aulas ao vivo - Modalidade híbrida

15X de R$ 390,00

Clique e conheça nossa estrutura física

Para quem

Graduados em Comunicação (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas), Administração, Marketing, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Turismo, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, e demais graduações nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Naturais e Exatas. O curso é voltado a produtores de conteúdo, empreendedores e assessores interessados em novos caminhos e novas estratégias para o desenvolvimento de seus negócios, e que tais atividades se conectem com propósitos e parâmetros globais de qualidade e sustentabilidade.


Aprenda com mestres e doutores referências em suas áreas de atuação


Anelis Flores (Arquiteta e Urbanista, Doutora em Arquitetura)

Bruno Ribeiro (Publicitário, Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens)

Carina Bohnert (Jornalista, Mestre em Patrimônio Cultural)

Carla Torres (Jornalista, Doutora em Comunicação)

Carlos Alberto Badke (Jornalista, Mestre em Comunicação)

• Glaíse Palma (Jornalista, Doutora em Comunicação)

Graziela Knoll (Publicitária, Doutora em Comunicação)

Janaina Marchi (Licenciada e bacharel em História, Mestre em Administração)

Laura Fabrício (Jornalista, Mestre em Comunicação)

Marcos Alexandre Alves (Filósofo, Doutor em Educação)

Mateus Frozza (Economista, Doutor em Ciências e Matemática)

Neli Mombelli (Jornalista, Doutora em Comunicação)

Sibila Rocha (Jornalista, Doutora em Comunicação)

Sione Gomes (Jornalista, Mestre em Letras)

Taize Lopes (Economista, Doutoranda em Economia)

• Higor Lameira Gasparetto (Advogado, Mestre em Direito)

Profissionais convidados


•  Aline Dagios (Instrutora e analista em Eneagrama, Consultora em Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Humano e Organizacional)

Camillo Licinio (Publicitário. Head de criação na Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Maria)

Daniel Ito Isaia (Gerente de Radiojornalismo da Rádio Nacional)

Lucia Ritzel (Jornalista. Consultora na ANK Reputation. Atuou Gerente Executiva Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Coordenadora de Relações Corporativas e Comunicação Interna do Grupo RBS, Repórter Especial do Jornal Zero Hora)

Ricardo Ritzel (Jornalista e assessor político estadual. Escritor, roteirista, produtor e diretor de cinema)

Roberto Oliveira (Publicitário, Especialista em Assessoria em Comunicação Política, Sócio e diretor da ArtMeio Propaganda. Atuou como redator e roteirista de programas de rádio e TV de candidaturas municipais e estaduais)

Simone Freire (Jornalista e Especialista em Sustentabilidade, fundadora da Espiral Interativa e idealizadora do Movimento Web Para Todos / São Paulo)

Eloisa Beling Loose (Jornalista, Pós-doutora em Comunicação, professora e pesquisadora em UFRGS, Vice-líder do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental CNPq/UFRGS. Atuou como jornalista do portal Terra, Jornal do Commércio e Grupo RBS)

Marçal Paim da Rocha (Químico Industrial, Mestre em Engenharia de Produção, CEO da Químea Soluções Ambientais de Santa Maria, empresa com 41 franquias pelo país)

Natália Martins Flores (Jornalista, Pós-doutora em Comunicação, pesquisadora de comunicação e divulgação científica. Gerente de Conteúdo da Agência Bori / São Paulo)

 

Disciplinas abordadas:

  •  Texto criativo escrito e falado
  • Funcionalidades da IA nas rotinas profissionais
  • Comportamento empreendedor, gestão de equipes e liderança
  • Gestão  de risco e crise de reputação
  • Comunicação Integrada de marketing e Media Training
  • Economia no dia a dia: das notícias às estratégias de mercado
  • Jornalismo político e assessoria: Práticas e estudos de caso
  • Leis ao pé da letra da Comunicação
  • Responsabilidade Ambiental: A sustentabilidade integrada à identidade das instituições
  •  Mudanças climáticas e urgências ambientais: Como se posicionar diante de um contexto em crise?
  • Debates e práticas em ESG (Environmental, Social and Governance)
  • Ciência nas redes: Conexões entre universidade, centros de pesquisa e sociedade
  • Tendências e casos em economia criativa
  • Patrimônio Cultural 
  • Projetos Culturais: captação de recursos, produção, execução e divulgação

 


Secretaria de Pós-graduação
Sala 310 – 3° andar- Prédio 16 – Conjunto III | Telefone: (55) 3025 1202 - Ramal 9092 | E- mail: secprpgpe@ufn.edu.br 

Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa
Endereço: 6º andar- Prédio 7- Conjunto I | Telefone: (55) 3220-1204