Waleska Rubin Marchionatti
  1. Egressos
  2. Depoimentos
  3. Waleska Rubin Marchionatti

QUALIFICAÇÃO E COMPETÊNCIAPROFISSIONAL

Curso de Física Médica

Waleska Rubin Marchionatti, natural de Cruz Alta, é egressa do curso de Física Médica da Universidade Franciscana (UFN). Formada em 2009, foi contratada pela Radioterapia no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, onde havia feito seu estágio final. Lá, trabalhou por 11 anos, até maio desse ano, quando decidiu se dedicar exclusivamente à família por um ano, após o nascimento de seu segundo filho.

A egressa comenta que sempre quis trabalhar na área da saúde, além de ter facilidade com exatas. Em 2006 entrou para a Instituição e durante a graduação buscou fazer cursos e estágios para se familiarizar com as áreas da física.

Em 2001, Waleska obteve o título de Supervisora da Radioproteção pela Comissão Nacional de Energia Nucelar (CNEN). Em 2021, recebeu o título de Especialista em Radioterapia pela Associação Brasileira Médica (ABFM). Já em 2015, concluiu uma pós-graduação em Pesquisa Clínica.

Durantes esses 12 anos de carreira, participou de congressos, cursos e treinamentos no exterior. A egressa também compartilhou seu conhecimento ministrando palestras, enviando trabalhos à congressos, fazendo publicações, trocas com colegas de outras instituições e ajudou na formação de novos físicos.

ENSINO DE EXCELÊNCIA

O Curso de Física Medica da UFN é muito conhecido em todo o país e bem visto entre os profissionais da área. A UFN tem ótimos convênios com diversas instituições que proporcionam estágios de altíssima qualidade aos seus alunos. Os propósitos de ensino da UFN, professores com os quais convivi e aprendi, laboratórios, práticas e contatos feitos durante a graduação contribuíram fortemente com meu crescimento pessoal e com o sucesso da minha carreira. Em outra oportunidade, citei uma frase usada por Isaac Newton em uma carta: ”Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes”, e reforço essa citação aqui, pois os graduandos da UFN estão sobre ombros de gigantes.

MÚLTIPLAS ÁREAS DE ATUAÇÃO

Hoje, segundo dados da ABFM, somos em torno de 450 físicos médicos especialistas nas três áreas chave da física medica: radioterapia, medicina nuclear e radiodiagnostico. O mercado de trabalho carece de físicos bem formados, e o desafio é qualificar os cursos de formação de físicos médicos, garantindo que os egressos tenham maior chance de competência profissional e ética para assumir o que se espera deles na área da saúde, e uma forma de garantir isso é fazer estágios em hospitais e clinicas qualificados, e como citei anteriormente, a UFN tem ótimos convênios para isso. Também há um mercado de trabalho em expansão para físicos em empresas, fabricas de tecnologia, concursos, vida acadêmica. A própria nanociência é um exemplo maravilhoso de possibilidade dentro da pesquisa.

DICA PARA OS FUTUROS FÍSICOS MÉDICOS

Meu conselho aos colegas que estão iniciando, ou já em formação, é que estudem, invistam em treinamentos, em bons estágios, em fazer contatos. Networking é bem importante já na graduação. Aproveitem todas as oportunidades de construírem o profissional que vocês serão. As opções são muitas, e independente de qual área da física medica forem seguir, tenham em mente que o conhecimento amplo das áreas da física é importante durante toda a vida profissional. É uma carreira cheia de possibilidades, dinâmica, e com retorno financeiro importante. Para isso, invistam na formação de vocês, e tenham certeza que estão no lugar certo!