Vagner Braga
  1. Egressos
  2. Depoimentos
  3. Vagner Braga

EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO

Curso de Engenharia de Materiais


Aos 28 anos, o egresso do Curso de Engenharia de Materiais pela Universidade Franciscana (UFN), Vágner Braga, já terminou um Mestrado, morou no Canadá e, atualmente, concilia o trabalho na Bruning Tecnometal LTDA com seu Doutorado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Formado em 2017 pela UFN, Vágner destaca o aprendizado recebido em sua formação como algo determinante durante seu desenvolvimento profissional: “Escolhi o curso de Engenharia de Materiais por ter uma identificação estreita com as áreas de ciências tecnológicas e percebi uma grande oportunidade de conciliar aspectos relacionados à pesquisa exploratória com processos industriais”. Mestre em Ciências e Tecnologias Espaciais pelo ITA, ele continua seu aperfeiçoamento realizando Doutorado na mesma instituição, focado na pesquisa de ‘Manufatura Aditiva Híbrida (métodos subtrativo e aditivo) - voltada ao reparo de moldes e matrizes’.

No ano de 2019, foi contemplado com uma bolsa de estudos pelo Governo do Canadá para realizar um período ‘sanduíche’ no departamento de Engenharia Mecânica e Industrial da Ryerson University, localizada em Toronto, Ontário. Esse período fora do país possibilitou a vivência de experiências incríveis, crescimento pessoal e profissional ao engenheiro.


Atualmente, Vágner é Analista Sênior de Pesquisa e Desenvolvimento na Bruning Tecnometal LTDA, de Panambi (RS), que atua nos segmentos agrícola, rodoviário, automotivo e de construção. Seu ofício contempla os aspectos de melhoria contínua do processo produtivo da empresa e o aprimoramento das questões comportamentais e de visão externa, para que o processo de inovação possa atingir níveis de maturidade competitivos.

ESTUDO DE EXCELÊNCIA

As aulas realizadas em laboratório e dos projetos de extensão em que participei despertaram o meu interesse no desenvolvimento de competências na área de materiais metálicos, com ênfase em processos de soldagem e manufatura aditiva.

DICA PARA OS FUTUROS ENGENHEIROS

O conselho que eu dou é extrair o máximo possível dos professores em sala de aula. Ser proativo quanto à participação nos diversos projetos de extensão disponibilizados ao longo do curso. Entendo que quanto mais abrangente for o contato com diferentes linhas de conhecimento, mais fácil será de conhecer suas aptidões e seu interesse por determinada área, consequentemente ter sucesso na sua trajetória profissional. Essa é a hora de experimentar!

MERCADO REAQUECIDO

A Engenharia de Materiais apresenta uma série de possibilidades de atuação, contemplando os setores siderúrgico, petroquímico, aeroespacial, automotivo, metalomecânico, entre outros segmentos industriais. Essa demanda é gerada pela preocupação em minimizar os impactos ambientais e de custos atribuídos aos processos produtivos atuais, de forma que o engenheiro de materiais satisfaça os requisitos de sustentabilidade e reduza os custos a partir do aprimoramento das matérias-primas utilizadas na fabricação de novos produtos e na otimização dos processos já existentes. A indústria brasileira, sobretudo na óptica do setor metalomecânico, está reaquecida.