Eduarda Brum Marquetto
  1. Egressos
  2. Depoimentos
  3. Eduarda Brum Marquetto

APRENDIZADO EM ALTO NÍVEL

Curso de Filosofia



A egressa do curso de Filosofia da Universidade Franciscana (UFN), Eduarda Brum Marquetto, é natural de Santa Maria e hoje é mestranda na Universidad Católica del Maule (Chile). Ela confirma que ter realizado o curso de Filosofia na instituição foi uma decisão muito importante em sua vida devido as múltiplas possibilidades geradas ao participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional, disponibilizado pela Assessoria de Relações Acadêmicas Interinstitucionais (ARAI) da UFN. Já que, foi através dele, que Eduarda iniciou os estudos do Mestrado na universidade chilena.

Eduarda, de 27 anos, sempre teve a certeza que desejava atuar profissionalmente das humanidades, mas pensava também em história ou ciências sociais. Porém, logo no primeiro semestre eu percebi que era sim o que queria. Os professores da UFN foram um fator importante nesta decisão, pois sempre foram muito atenciosos, dentro e fora da sala de aula

CONTRIBUIÇÕES DA UFN

Me formei em 2020 e, durante todo o período da graduação, a UFN me disponibilizou uma formação completa ao possibilitar que eu pudesse participar de programas como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e da Residência Pedagógica, nos quais aprendi muito sobre a prática na escola e me ajudou a realizar os estágios de maneira muito tranquila e segura.

A licenciatura visa formar professores de nível básico e médio, mas o curso oferecido pela Universidade Franciscana não deixa de lado a formação, pesquisa e extensão, sempre motivando os acadêmicos a seguirem estudando, seja numa Especialização, Mestrado ou Doutorado.

Além do incentivo e encorajamento dos professores, somos motivados a realizar intercâmbios, algo que foi essencial em minha vida, pois esse período de estudo fora focado no meu TFG agregou muito na minha carreira profissional. O trabalho que realizei recebeu nota máxima, incutindo em mim o desejo de ser pesquisadora.

DICAS AOS FUTUROS FILÓSOFOS

Aproveitem! Aproveitem os eventos, os professores, os programas que a Universidade oferece. E escutem: escutem o que dizem os professores, eles já fizeram todo o caminho desde a graduação até um doutorado e a entrada no mercado de trabalho, eles sabem como é, conhecem o processo.

OPORTUNIDADES NO MERCADO DE TRABALHO

É importante ter em mente que cada vez mais é exigindo boa formação, por isso é necessário seguir os estudos além da graduação. Isso inclui tanto cursos mais rápidos quanto de longa duração, como Mestrado e mesmo um Doutorado. É fundamental saber seus próprios objetivos, para escolher qual curso é o melhor, como uma especialização em educação ou um mestrado acadêmico, por exemplo.