Histórico
  1. EAD
  2. Histórico

O Começo

Pode-se dizer que a caminhada da Educação a Distância na Universidade Franciscana começou nos anos 1990, por meio de pesquisas e práticas voltadas ao ensino com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Participação no Projeto RIVED

Em 2004, a UFN ingressou no Projeto da Rede Interativa Virtual de Educação - RIVED da Secretaria de Educação a Distância do MEC, participando e colaborando na fábrica virtual com sua equipe multidisciplinar.

Sala de Aula Virtual

Em 2005, foi institucionalizado o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, como apoio às aulas presenciais. Atualmente, para os alunos matriculados na UFN, a autenticação ao AVA é feita automaticamente, via sistema acadêmico Agenda, no menu da página inicial da Instituição.

Espaço Virtual de Aprendizagem

Após o encerramento do Projeto RIVED, a Instituição criou o Espaço Virtual de Aprendizagem Mais Unifra, que, atualmente, hospeda mais de uma centena de conteúdos didáticos, em formato de objetos de aprendizagem e que podem ser utilizados gratuitamente por professores e estudantes da educação básica ou superior.

A oferta de cursos superiores a distância

Finalmente, em 2013, a UFN passou a promover estudos, planejamentos e ações para a formalização do processo de credenciamento para a oferta de cursos superiores a distância. Entre 2015 e 2017, ocorreram as visitas dos avaliadores do Ministério da Educação para o credenciamento institucional em EAD. Em 2018, a Universidade Franciscana obteve o credenciamento para oferta de cursos superiores em EAD.

No primeiro semestre de 2019, a primeira turma do curso de Gestão em Recursos Humanos e da especialização em Ensino de Humanidades, iniciou seus estudos. Posteriormente, em agosto de 2019, mais cinco cursos de graduação foram ofertados: Tecnólogos em Marketing, Processos Gerenciais, Gestão Financeira, Gestão Comercial e a licenciatura em Pedagogia, além de nova oferta do curso de Gestão em Recursos Humanos.

Ensino a Distância completa um ano em ampla expansão

Em 2019, foram produzidos 30 planos de aprendizagem, 38 livros didáticos ou textos diagramados, 840 questões objetivas e dissertativas, 30 provas, 60 objetos de aprendizagem e 253 videoaulas.

Em 2020, ampliamos o número de cursos ofertados pela UFN Digital. No primeiro semestre, foram ofertados 14 cursos de extensão a distância, 4 especializações lato sensu, além de novas turmas dos cursos de graduação EAD.

Há 48 disciplinas da graduação e pós-graduação, sendo elaboradas por 69 professores autores da UFN ou contratados especificamente para a produção de conteúdos EAD.

Atualmente, a UFN também conta com um grupo de pesquisadores, que se preocupa em estudar questões relativas à Educação a Distância, ensino híbrido e, de forma geral, ao uso das tecnologias digitais educacionais.