Ensino Digital EAD
  1. EAD
  2. Cursos
  3. Especialização
  4. Ensino Digital EAD

O curso de Especialização Lato Sensu em Ensino Digital tem como foco essencial a instrumentalização de docentes para uso das tecnologias digitais educacionais nas modalidades presencial e a distância, nos diferentes níveis de ensino. Busca promover a discussão e construção de conhecimentos relacionados ao ensino digital, como também sua aplicação em diferentes contextos institucionais educacionais.

Pressupõe-se que o uso das tecnologias digitais se associa às novas metodologias nos ambientes de ensino. Assim, a natureza desse uso exige uma preparação teórica acerca dos limites das mídias em sua aplicabilidade didática, mas também em demonstrar os usos das mídias disponíveis às variadas metodologias de ensino. E com a fundamentação teórica acerca dos usos das ferramentas midiáticas, o curso oferece condições para desenvolver produtos educacionais aplicáveis às diversas áreas do conhecimento.

Público-alvo: 
Professores da Professores da Educação Básica e Superior ou demais graduados com interesse em atuar no Ensino Digital

Objetivo:
Qualificar profissionais graduados em diferentes áreas do conhecimento para a promoção de práticas de ensino em espaços digitais

Inscrições:                                          Início das aulas:
15 de junho a 26 de julho                   4 de agosto

Duração do curso:                              Carga Horária:
1 ano                                                      360 horas

Valor do curso:                                   Modalidade:
12x de R$ 192,80                                 EaD, sem encontros presenciais

                        


Especialização em Ensino

Os cursos de Especialização EAD da Universidade Franciscana buscam subsidiar professores no planejamento e nas práticas de ensino, contemplando novas orientações curriculares e, em especial, metodológicas, anunciadas por documentos educacionais, como a Base Nacional Comum Curricular, o Referencial Curricular Gaúcho e o Documento Orientador Curricular de Santa Maria/RS.

Por eles, perpassa um eixo comum em que serão abordados aspectos referentes a novas metodologias para as novas gerações, práticas metodológicas digitais, aspectos organizadores e desafios apontados pela BNCC, docência e seus desafios, diversidade, inclusão, humanidades. Já o eixo específico atende às especificidades de cada área proposta, sempre sobre uma abordagem interdisciplinar e contextualizada.

A matriz curricular contempla uma novidade: a construção de produtos educacionais a partir das vivências dos professores participantes. A produção terá a possibilidade de publicação sob a forma de monografia ou artigo e forte aplicabilidade sobre às práticas pedagógicas de sala de aula.

Períodos para ingresso

Nos cursos de Especialização EAD, há quatro períodos para ingresso, conforme o calendário acadêmico. O estudante poderá optar por ingressar nos meses de março, maio, agosto ou outubro. Em qualquer um dos casos, o curso terá duração de 12 meses e os módulos não possuem pré-requisitos. Ou seja, o estudante poderá matricular-se em qualquer dos módulos que estejam sendo ofertados.

                        


                        

                     


Matriz Curricular - Disciplinas obrigatórias

1º bimestre

Introdução ao Ensino DigitalCarga horária: 5h

Educação na era digital. Diferenças entre ensino digital e modalidades de ensino.

Letramento digitalCarga horária: 40h

Conceitos-chave. Letramento e tecnologias digitais. Competências na educação digital. Desafios e possibilidades na educação digital

Metodologias de ensino para as novas gerações
Carga horária: 40h

Desafios à inovação nas práticas pedagógicas. Estratégias pedagógicas para a sala de aula. Ensino híbrido. Design thinking.

2º bimestre

Ambientes virtuais de aprendizagemCarga horária: 40h

Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA): conceitos e aplicações. AVA Moodle. Google Classroom.

Ensino e aprendizagem: cognição, interação e significaçãoCarga horária: 40h

Distinção entre ensino e aprendizagem. Abordagem cognitivista da aprendizagem. Modelos interacionistas da aprendizagem. Teoria da aprendizagem significativa.

OptativaCarga horária: 30h

Consultar lista de optativas.

3º bimestre

Curadoria e produção de materiaisCarga horária: 40h

Tipos de materiais educacionais multimídia. Curadoria. Etapas da produção de conteúdo educacional. Prática de produção de conteúdo educacional.

Tecnologias educacionais
Carga horária: 40h

Mídia digital e dinâmicas pedagógicas. Ferramentas hipermidiáticas.

OptativaCarga horária: 30h

Consultar lista de optativas.

4º bimestre

Avaliação da aprendizagem e espaços digitaisCarga horária: 40h

Conceito de avaliação. Tipos de avaliação. Instrumentos de avaliação. A avaliação em contextos digitais.

Produto educacional
Carga horária: 15h

Produto educacional. Projeto do produto educacional. Protótipo do produto educacional. Artigo científico.

Matriz Curricular - Disciplinas optativas

Nanobiotecnologia e sustentabilidade
Carga horária: 30h

Definições de nanociência e nanobiotecnologia. O impacto da nanotecnologia no meio ambiente. A contribuição da nanotecnologia para a sustentabilidade e no surgimento de fontes limpas de energia. Gestão ambiental. Complexidade ambiental. Ensino de nanobiotecnologia.

Nanobiotecnologia: bioindicadores e ecotoxicologia
Carga horária: 30h

Definições de Nanociência e Nanotecnologia. Nanobiotecnologia e a nanotecnologia ambiental. Bioindicação e bioindicadores ambientais. Ecotoxicologia como ferramenta nanotecnológica. A Nanotecnologia nas práticas de ensino de educação ambiental.

Profissão docente: dilemas atuais
Carga horária: 30h

A escola no século XXI: dilemas atuais; Subjetivação docente; Inovações curriculares e suas tensões; Práticas Integradas em educação; Saberes e Profissão docente.

Interpretação de dados estatísticos
Carga horária: 30h

A Estatística na era dos Dados. Letramento e Letramento Estatístico. Medidas Resumo. Visualização de Dados. (Des)Informação usando Dados.

BioestatísticaCarga horária: 30h

Conceitos básicos de bioestatística, Estatística descritiva, Decisão do teste estatístico, Testes estatísticos.

BNCC e seus desafios
Carga horária: 30h

Fundamentos Pedagógicos da BNCC. Etapas de ensino na Educação Básica. Áreas de Conhecimento na BNCC. Práticas Escolares a partir da BNCC.

Produção e edição de materiais multimídia*
Carga horária: 30h
Elaboração de um programa bilíngue*
Carga horária: 30h
Fraternidade, Educação e Vida*
Carga horária: 30h

*Oferta de disciplina a partir de maio/2021

Fale conosco

UFN Digital
Conj. III, prédio 16, 7º andar
Rua Silva Jardim, 1.175, Santa Maria/RS
CEP: 97010-491
Telefone: (55) 3025-9131
Secretaria: secead@ufn.edu.br