XIV JIMA destaca ações para o desenvolvimento sustentável Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
29/05/2023

A Universidade Franciscana (UFN) promove nos dias 6 e 7 de junho, a XIV Jornada Integrada do Meio Ambiente (JIMA), com a temática Aproximações interinstitucionais e intersetoriais em torno de uma preocupação comum: desenvolvimento sustentável’. A iniciativa tem como objetivo promover espaço institucional de compartilhamento de projetos sobre o tema sustentabilidade, em desenvolvimento na Educação Básica e Superior. A JIMA também integra a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente de Santa Maria. A ação é dos cursos de Matemática, Psicologia, Letras - Português e Inglês, Pedagogia e História. 

No dia 6 (terça-feira), as atividades iniciam às 15h30min com o professor Marcio de Souza Bernardes palestrará sobre ‘O meio ambiente como um Bem Comum’, na sala 109 do Prédio 13 - Conjunto III . Já às 19h, ocorre a palestra ‘Aproximações interinstitucionais e intersetoriais em torno de uma preocupação comum: desenvolvimento sustentável’, proferida pelo Coordenador do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), André Agne Domingues com a mediação da professora Ail Meireles Ortiz. A realização será no Salão do Júri, Prédio 13 - Conjunto III da Universidade.

Já na manhã do dia 7 (quarta-feira), as atividades se concentram na Sala 211 do Prédio 13 – Conjunto II, com as palestras ‘Projeto Vida pela Água/Fundação MO’Ã’, dos professores da UFN Noeli Júlia Schüssler de Vasconcellos e Jivago Schumacher de Oliveira; na sequência a professora Adriana Zamberlan, do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) e Luiz Ramirez Bezerra Sena, da Secretaria do Meio Ambiente de Santa Maria, falarão sobre o tema ‘Cidades Educadoras e a Agenda 2030/ODSs/GT Por Santa Maria Uma Cidade Educadora’. A agenda da tarde inicia às 13h30min e envolverá a discussão da temática ‘Palestra: Plástico com Ciência: a reciclagem como potencializar do ensino’, com a professora Sandra Cadore Peixoto no Prédio 9 do Conjunto II. 


Destinado aos acadêmicos, professores e técnico administrativos da UFN, a atividade também é voltada para alunos e profissionais de ensino da Educação Básica e comunidade em geral, a Jornada tem carga horária de 4h. Com vagas limitadas, as inscrições podem ser feitas de forma gratuita até o dia 6 de junho neste link. Ainda serão emitidos certificados para os participantes do evento com carga horária de 10 horas/aula e poderão ser retirados aqui.


Texto: Márcia Pilar/Jornalista


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação