XII Salão de Iniciação Cientifica será nos dias 28 e 29 de junho Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
07/06/2022

A Universidade Franciscana (UFN), promove nos dias 28 e 29 de junho, o XII Salão de Iniciação Cientifica (SIC). A iniciativa tem o objetivo promover um ambiente de discussão dos trabalhos desenvolvidos por acadêmicos e professores, propiciar a integração científica e tecnológico, além de avaliar os trabalhos realizados na Universidade em diferentes áreas do conhecimento. As atividades estarão concentradas no Conjunto III da UFN.

Nos dois dias do Salão de Iniciação Cientifica serão feitas apresentações de trabalhos no Hall do Prédio 15 e atividades com os Programas de Pós-Graduação da UFN, na programação ainda constam as oficinas ’ Finanças: mitos e verdades: consciência e relação com o dinheiro’ e ‘Como transformar seu Projeto em Empresa’. Duas palestras também estão confirmadas: no dia 28 (terça-feira), o professor Juliano Rodrigues Gimenez, da Universidade de Caxias do Sul (UCS) fala sobre ‘Empreendedorismo científico e inovação’; e no dia 29 (quarta-feira), é a vez do professor Thiago Ardenghi, da Universidade de Pelotas (UFPel) abordar o tema ‘Integridade em pesquisa e política de ciência aberta’.

O SIC tem a coordenação do Pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (Propesq), professor Marcos Alexandre Alves e da Diretora da Unidade de Pesquisa da Propesq, professora Aline Ferreira Ourique. Além de uma Comissão Organizadora que compõe o Comitê de Pesquisa Institucional por professores das Áreas de Ciências da Saúde, Ciências Tecnológicas, Ciências Humanas e Sociais. Destinado para os estudantes da UFN que possuem bolsas PROBIC/PROBEX/PROBIT – UFN, PROBIC/PROBITI – FAPERGS, PIBIC/PIBITI – CNPq e professores orientadores, o evento tem carga horária de 20h. Ainda serão emitidos certificados para os participantes, autores e apresentadores de trabalhos.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista