XI SIC foi realizado com abordagens ligadas à pesquisa científica Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
22/07/2021

Ocorreu no início do mês de Julho, o XI Salão de Iniciação Científica (SIC), da Universidade Franciscana (UFN). Os encontros foram realizados de maneira remota no Google Meet e no canal da UFN TV, no YouTube, nos dias 7 e 8 de julho, com o objetivo de divulgar, integrar e avaliar a pesquisa científica, tecnológica e de extensão desenvolvidas na Instituição.

Como parte da programação, a atividade esteve na presença dos professores Luiz Carlos Dias (Universidade de Campinas/Unicamp) e Aldo Zarbin (Universidade Federal do Paraná/UFPR), que palestraram respectivamente sobre ‘Vacinas e combate às fake news na pandemia’ e ‘Fazer ciência em 10 palavras ou Como se constrói o conhecimento’. A proposta esteve sob organização da professora Ivana Zanella, Diretora da Unidade de Pesquisa da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPESQ) da UFN.

Segundo a docente, o objetivo do encontro foi divulgar e avaliar a pesquisa científica nos âmbitos de ciência básica, tecnológica, de inovação e de extensão, desenvolvidas pelos estudantes de graduação da UFN. Fator este que direcionou à escolha dos temas pautados. Para o professor Dias, o trabalho com as referidas temáticas auxilia na construção de caminhos para inspirar e motivar jovens estudantes, além de levar à sociedade ao esclarecimento informativo: “Nós temos que nos reinventar e pensar em estratégias de comunicação com a sociedade desde a formação básica, desenvolvendo atividades lúdicas nas escolas, nos bairros e periferias, pois é fundamental levar ciência com impacto e relevância social para fora dos muros das universidades”.

O professor salienta que propostas como a do SIC são fundamentais para que envolvam a comunidade e líderes de vários setores sociais, a fim de disseminar cada vez mais o real papel da ciência e seus benefícios à população. “Nós precisamos mostrar de forma clara e transparente para a sociedade, que a ciência é que deve trazer as respostas. O cientista do futuro terá que ser capaz de conversar de forma aberta e transparente, pois assim as pessoas poderão se identificar com estes profissionais”, concluiu.

Além dos momentos dedicados às palestras, o SIC dividiu-se em outra etapa, dedicada exclusivamente para a apresentação de trabalhos de bolsistas participantes. Nela, os acadêmicos expuseram seus projetos de pesquisa desenvolvidos nos últimos 12 meses, assim como discutiram a respeito de suas temáticas e relevâncias no âmbito científico.

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo
Foto: Reprodução/Internet