VIII Mostra de Tecnologia é primeiro evento a ser realizado no ITEC Park UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
01/12/2022

Na última segunda (28), terça (29) e quarta-feira (30), a Universidade Franciscana (UFN) foi palco da ‘VIII Mostra de Tecnologia’ promovida pelo Ambiente de Inovação da UFN (ITEC). O evento teve como propósito o estreitamento de relações das empresas com a comunidade acadêmica, propiciando um ambiente de ganho tecnológico e de conhecimento como meio de inovação. Além de contar com a participação e envolvimento de acadêmicos dos cursos de Graduação, de Mestrado e de Doutorado da Universidade.

“Chegamos à 8ª edição da Mostra de Tecnologia e este é o primeiro evento que ocorre dentro da infraestrutura do futuro Parque Tecnológico da Universidade Franciscana, o ITEC Park UFN. Ele foi pensando de uma forma que a comunidade da Região Central do estado consiga conhecer um pouquinho mais que é desenvolvido nas pesquisas feitas pelos professores e acadêmicos dos mais diversos cursos”, destaca o coordenador da ITEC-UFN, professor Lissandro Dalla Nora.

Dividido em três dias, a programação contou com o Hackathon, promovido por Aislan Menk, da Stars Aceleradora no primeiro dia de atividade, além de palestras no segundo momento. Entre elas, ‘Blockchain, o futuro da tecnologia’, abordado por Cristian Mafra Ladur, da BNB Chain. O palestrante apresentou os benefícios que a tecnologia pode trazer, como a rede de Block Chain, um estilo de base de dados, onde são armazenadas informações de pessoas e apenas serão distribuídas com a permissão do dono dessas informações.

Já no terceiro dia foi realizada a ‘Feira de Projetos’, uma exposição de produtos técnico/tecnológicos e de modelo de negócios desenvolvidos por estudantes da Universidade. Foram 28 trabalhos apresentados no formato de pitch. Segundo Henrique Ja'nn, gestor da ITEC-UFN, todos apresentados foram protótipos fruto de bolsas científicas: “O melhor projeto que hoje sair daqui, vai até a incubadora e vai ter 6 meses para elaborar esse projeto com o olhar mais de mercado, colocar isso em prática, tentar viabilizar isso no mercado de trabalho”.

Entre os trabalhos apresentados está o do acadêmico do Programa de Pós-graduação em Nanociências (PPGNano) , Leandro Rodrigues Oviedo, chamado ‘Produção de um Nanocatalisador Alternativo a partir de Resíduos (Agro)Industriais para Remoção de Poluentes Orgânicos'. O doutorando explica que o projeto é voltado para a sustentabilidade, com o objetivo de reutilizar resíduos que vão ser transformados em matéria-prima. “Imagina o benefício que vai trazer para a sociedade resolver esse tipo de problema, trazer todo esse apelo ambiental junto com a ecotecnologia e a nanotecnologia para melhor qualidade de vida das pessoas”, ressalta Leandro.

O professor Lissandro Dalla Nora ainda destaca que com essas apresentações para a comunidade a ideia é criar uma sinergia com as demandas do setor produtivo: “Que empresários e associações que estão aqui enxerguem uma oportunidade desenvolvimento de pesquisa colaborativa entre o parque tecnológico, a Universidade Franciscana e os pesquisadores que aqui fazem o desenvolvimento de novas tecnologias”.

Texto e Fotos: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo