Vice-Reitora e docentes da UFN são integrantes do Comitê de Assessoramento da Fapergs Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
18/09/2019

Texto: Carolina Teixeira / Jornalista
Imagens: divulgação

A Vice-Reitora da Universidade Franciscana, Profa. Solange Binotto Fagan, e as docentes da IES, Profa. Dirce Stein Backes e Profa. Carina Rodrigues Boeck, tomaram posse como membros do Comitê de Assessoramento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – Fapergs.

A participação das docentes da UFN na assessoria da Fundação se deu por meio de uma indicação, que é feita pelas Instituições de Ensino Superior, e escolhidas após avaliação da Fapergs. As três indicações feitas pela Universidade Franciscana foram aceitas.

A condição para ser integrante do Comitê de Assessoramento é ter bolsa de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ. Cada docente indicada pela UFN faz parte de uma área específica do Comitê:

- Profa. Solange Binotto Fagan: interina na área de Física e Astronomia
- Profa. Dirce Stein Backes: interina na área de Ciências da Saúde
- Profa. Carina Rodrigues Boeck: suplente na área de Ciências Biológicas

As pesquisadoras terão de analisar, julgar, selecionar e acompanhar os pedidos de projetos de pesquisa e de formação de recursos humanos e Relatórios Técnicos da FAPERGS.

A posse do Comitê se deu juntamente à posse da nova gestão do Conselho Técnico-Administrativo da Fapergs. Agora a Fundação conta com:

- Diretor Presidente: Odir Antônio Dellagostin.
- Diretora Administrativo Financeira: Patrícia Maria Seger
- Diretor Técnico Científico: Gervásio Annes Degrazia

Estes três diretores são responsáveis pela gestão executiva da fundação e foram nomeados pelo Governador do Estado, Eduardo Leite-PSDB, a partir da lista tríplice apresentada pelo Conselho Superior da Fapergs.

Na foto acima, Carina Boeck; Ivana Zanella, Diretora de Pesquisa da UFN; Gervásio Degrazia; Patrícia Seger; Odir Dellagostin; Solange Fagan; e Dirce Backes.

Acima, o Diretor Presidente da Fapergs, Odir Dellagostin