Vestibular de Medicina tem alto índice de inscritos e prova temática sobre o papel da ciência na evolução humana Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
05/12/2022

“Alunos novos e, de fato os jovens, que chegam com muitas expectativas aqui e a Universidade precisa ajudá-los a alimentar esse sonho, a mantê-los engajados. Mas também necessitam sentir o gosto de aprender, de que eles estão tendo um tempo que lhes proporcione uma experiência formativa intensa, profunda e significativa. Isso é um trabalho bem exigente que cumprimos com estrutura de propósito e de metodologia, com professores e as condições institucionais, precisam atender com ambientes, tecnologias, laboratórios, relacionamento, diálogo, mas mantendo o lugar do professor e do estudante colaborativamente”, é o que destacou a Reitora da Universidade Franciscana (UFN), professora Iraní Rupolo, durante a coletiva de imprensa do Vestibular de Verão 2023 de Medicina realizado nesta segunda-feira (5). 

O processo seletivo visa o preenchimento das 40 vagas que dão acesso à turma de novos médicos que iniciará no 1º semestre do ano que vem. Os 822 vestibulandos inscritos passaram por uma prova exclusivamente presencial realizada no Conjunto III da Universidade, que foi composta por 50 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação através de um texto dissertativo-argumentativo com a temática ‘Transhumanismo: como a ciência e a tecnologia ajudarão na evolução humana’.

“Tradicionalmente temos feito a prova temática para o curso de Medicina e essa prova tem um grande tema, nesta edição é a relação entre o humano e o digital, sendo que cada uma das 12 disciplinas que fazem parte da prova atua como subtemas dentro desta grande temática, inclusive a Prova de Redação está nessa situação”, explica o Coordenador de Seleção e Ingresso da UFN, professor Adilção Beust.

Já o professor Erick Calegaro, que integra a banca de elaboração da prova e correção das avaliações, elucida que os candidatos foram desafiados a pensar se devem ou não existir limites éticos ou legislativos em relação à ciência no melhoramento da saúde: “Sabemos que não há resposta única, mas o desenvolvimento de um bom argumento”.

Mesmo com 16% de abstenção, equivalente a 132 candidatos faltantes, o alto número de inscritos no Vestibular reflete o diferencial do curso, o investimento em laboratórios bem equipados e modernos, além de um corpo docente altamente especializado e atuante no mercado de trabalho e em hospitais.

Como confirma a coordenadora e professora da Medicina, Leris Bonfanti: “Nossa Universidade é reconhecida e não só por causa do curso, mas o pessoal vem pela própria Instituição. Acredito que ela esteja se diferenciando em várias questões, não só no conhecimento, mas também no jeito de trabalhar”.  Outro destaque é a ótima avaliação e reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC) que concedeu, neste ano, à Medicina da UFN a nota 5, que é a classificação máxima em escala de desempenhos e reflete o alto nível de ensino ofertado pela Universidade santa-mariense.

Na expectativa de ler seu nome entre os aprovados da próxima turma de universitários, a estudante de 18 anos, Ivy de Quadros, de Ijuí, comenta que gostou bastante do tema da redação e o quão relevante, atual e pertinente o assunto proposto lheu deu argumentos para escrever: “A prova ter a mesma linha de tema da redação ajuda bastante, as questões foram bem desenvolvidas em relação ao tema”. Em busca da sua segunda graduação, o advogado Carlos Givago Silveira, de 30 anos e natural de Tupanciretã, avaliou que a prova propôs questões mais filosóficas e, ainda assim, de fácil compreensão e entendimento mesmo nas questões com teor mais conteudistas.

Durante todo o período de realização do Vestibular, enquanto os vestibulandos estavam atentos à prova, suas as famílias e acompanhantes tiveram a oportunidade de conferir diversas atividades de lazer como a Exposição 67 anos da Universidade Franciscana e a Exposição Traço Art Déco. Além de um momento de acolhida oportunizado pela Pastoral Universitária na Capela São Francisco de Assis.


VESTIBULAR - DEMAIS CURSOS

Além das provas para Medicina, o processo seletivo para o 1º semestre de 2023 ocorreram hoje (segunda-feira, dia 5) e amanhã (terça-feira, dia 6) com o Vestibular de Verão para os mais de 30 cursos de graduação, nas modalidades de bacharelado, licenciatura e tecnologia. Os vestibulandos dos demais cursos contam com três possibilidades de ingressoaproveitamento da nota de Redação UFN, realizada entre 2019 a 2022; aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2017 a 2021; ou realização Prova de Redação On-line UFN 2023. Os que optaram pela Prova de Redação On-line recebem um link para acesso ao ambiente para realização da prova.

As redações on-line têm temas que não se repetem, visto que a prova de Medicina já ocorreu e temos também a prova de redação on-line com temas livres. Para isso, nós temos um banco com cerca de 30 redações que variam de temas e o candidato a acessar a redação on-line automaticamente é sorteado um tema para ele. No momento em que o participante acessa ele não pode mais fechar o link e ele tem cerca de duas horas para fazer a prova”, explica o Coordenador de Seleção e Ingresso da UFN, professor Adilção Beust.

Gabarito e Divulgação dos Aprovados

Os candidatos já podem conferir o Gabarito da Prova de Medicina que está disponível para acesso neste link. Já o Gabarito Definitivo de Prova, transcorrido o prazo para recurso, será disponibilizado no site do Vestibular da UFN até às 18h do dia 6 de dezembro (terça-feira).

divulgação digital dos aprovados para consulta individual – Medicina e demais cursos - será no dia 12 de dezembro (segunda-feira), às16h, no site. Seguindo o que está previsto na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a divulgação de todos os candidatos no Vestibular de Verão 2023 da UFN será realizada somente através da consulta ao seu desempenho individual no site.

MATRÍCULAS

MEDICINA - A matrícula dos candidatos aprovados em Primeira Chamada (até a posição 40ª) será realizada preferencialmente de forma presencial no dia 14 de dezembro (quarta-feira), das 8h às 18h, na Central de Atendimento da UFN, localizada à Rua Dos Andradas, nº 1614. Contudo, para aqueles que não puderem comparecer presencialmente, poderão fazer a matrícula de forma digital por meio do acesso individual do Candidato ao portal do Aluno (Agenda) disponível em www.ufn.edu.br/agenda.

DEMAIS CURSOS - A matrícula do candidato habilitado, em Primeira Chamada, será realizada nos dias 14 e 15 de dezembro, das 8h às 18h. A realização será de forma digital, por meio do acesso individual ao Portal do Aluno (AGENDA) no site www.ufn.edu.br/agenda.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Colaboração: Lucas Acosta e Gabriela de Flores Neto/Estagiários de Jornalismo
Fotos: Fernanda Menezes/Estagiária de Publicidade e Propaganda



divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação