Versatilidade de Mercado: os diferentes campos de Atuação Jornalística Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
12/02/2021

Com objetivos de formar profissionais éticos e críticos, o curso de Jornalismo da Universidade Franciscana (UFN) prepara acadêmicos para tornarem-se futuros comunicadores, por meio do equilíbrio da prática, teoria e técnica. Ele é caracterizado pelo nível de qualidade no ensino e diversidade de conteúdos lecionados durante a graduação, com vasta estrutura laboratorial, direcionada a: Fotografia; Radiojornalismo; Telejornalismo; Jornalismo Multimídia; Assessoria de Imprensa; Pesquisa e Comunicação.

Além de ambientes atualizados, o uso de recursos e ferramentas auxiliam na qualidade do ensino, prática e comunicação integrada à pesquisa. A professora Sione Gomes, coordenadora da graduação, ressalta a proposta curricular como preparatória, a fim de direcionar o aluno ao mercado de trabalho. Também docente na graduação, Glaíse Palma comenta sobre o amparo aos fundamentos jornalísticos desenvolvidos a cada semestre: “O curso visa promover experiências ao aluno, em diversos ramos da profissão, oportunizadas por inúmeras disciplinas”.

Depois de graduado, o profissional pode trabalhar com: Reportagem; Redação; Assessoria de Imprensa; Comunicação Institucional; Fotojornalismo e Edição; Jornalismo Digital/ de Moda/ Esportivo/ Político/ Ambiental/ Cultural/ Literário/ Científico/ Comunitário/ Econômico; Produção Audiovisual; Correspondente Internacional; Freelancer.


Jornalismo Digital


O curso oferece disciplinas que capacitam o aluno para essa nova realidade. Além do conhecimento, há professores especialistas em jornalismo de dados, redes sociais e mídias digitais. “O jornalismo digital é o presente e o futuro. No curso da UFN, o aluno é preparado para atuar com produção de conteúdo para o setor multimídia, pensando nas diversas estratégias de produção e circulação da informação com narrativas transmidiáticas”, reforçou a docente Glaíse Palma.

Telejornalismo


Egresso da UFN, o repórter da Rede Globo em São Paulo, Rômulo D’Avila, destaca a importância da profissão, como fundamental na conscientização informativa. “A linguagem do telejornalismo permite noticiarmos a grandeza da profissão. O informar é a base do trabalho de informatização social”, afirmou. Segundo ele, as oportunidades enquanto acadêmico da UFN foram decisivas: “As atividades práticas são muito próximas do que o mercado é no dia a dia. A estrutura do curso permite vivências idênticas com a rotina do profissional”.




Radiojornalismo


O egresso de Jornalismo e radialista, Tiago Nunes, que atualmente trabalha na Rádio Imembuí FM, enfatiza as oportunidades ofertadas dentro da instituição: “Os laboratórios têm uma estrutura fantástica para oferecer uma experiência de trabalho requisitada no mercado”. Ele frisa o valor do radiojornalismo, por meio da instantaneidade informativa e versatilidade na atuação, junto à elaboração das produções radiofônicas.

Produção Audiovisual


A professora do curso, Neli Mombelli, descreve a área por seus diferentes formatos: “Buscamos abarcar as diversas possibilidades da produção audiovisual nas disciplinas, com crônicas audiovisuais, telejornalismo, vídeos informativos para web, documentários e curtas de ficção.”

O egresso do Jornalismo da UFN, Marcos Kontze, que agora cursa mestrado em Cinema pela Universidade da Beira Interior, de Covilhã, em Portugal, revela que a graduação reforçou o carinho que ele tinha com o Cinema. “O acadêmico deve aproveitar o conhecimento repassado pelos docentes e abraçar qualquer oportunidade, pois aí que se terá a vivência do que é a profissão”, ressaltou.


Impresso


Considerado um dos métodos informativos mais tradicionais do jornalismo, o jornal impresso modernizou-se com o passar do tempo. A referida produção informativa aderiu às modalidades do jornalismo digital e audiovisual, em suas rotinas de produção.

Thays Ceretta é jornalista no Diário de Santa Maria, e, igualmente, egressa do curso da UFN. Segundo ela, a importância da participação acadêmica em atividades vinculadas à profissão é de extrema valia para entendimento de como as modalidades de notícias funcionam: “Sempre digo que é indispensável passar por todos os leques de oportunidades que a academia proporciona. Deve-se buscar saber um pouco de cada plataforma, pois o mercado é exigente”.

Por outro lado, também egresso do Jornalismo da UFN, o repórter fotográfico do Diário de Santa Maria, Renan Mattos, valoriza o fotojornalismo como relator da comunicabilidade social. “Com um fluxo enorme de informações, a imagem sempre vai ter relevância na construção das narrativas jornalísticas. O fotojornalismo demanda, não só a técnica, mas um estudo de observação do cotidiano”, frisou.

Assessoria


Egressa do Jornalismo da UFN e proprietária da Veleiro Conteúdo, em Santa Maria, Liciane Brun destaca o papel do assessor de imprensa, como fundamental em inúmeras esferas profissionais: “É um dos pilares em setores políticos, culturais e no próprio mundo corporativo, a qual age a fim de salvar a reputação de marcas, e de ter a competência técnica para oferecer e divulgar pautas à jornalistas”.

Segundo a assessora de imprensa, o tempo em que esteve na graduação foi uma escola literal, que além do ensino teórico, foi decisiva no aprendizado prático. “O fato de a instituição disponibilizar a experiência prática aos alunos, foi algo fundamental para o meu crescimento profissional”, salientou.

Ela ressalta do mesmo modo, a necessidade pela busca e esforço dos estudantes que almejam ingressar na área, como características impecáveis no ingresso do mercado de trabalho.




PROJETOS DESENVOLVIDOS PELO CURSO:

- Produção: Jornal-Mural; Jornal impresso bimestral/semestral; Revista semestral;
- Programas semanais da RadioWebUFN (gravação de podcasts, igualmente);
- Produção de notícias para a Agência Central-Sul;
- Programas televisivos vinculados à UFNTV;
- Elaboração de conteúdo para Jornalismo Digital;
- Projetos de extensão com ênfase na comunicação comunitária, em que os alunos atuam direto em instituições da cidade unindo as funções jornalística e social para as quais os acadêmicos são preparados;
- Produção de telejornal (acadêmicos desempenham o papel de repórteres, apresentadores e editores de imagem. No laboratório são produzidos programas culturais por temporadas e integrados com a Publicidade e Propaganda).


O Jornalismo da UFN pode ser encontrado no FacebookInstagram e no site da instituição.

Conheça o curso de Jornalismo da UFN


Texto: 
Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo UFN
Imagens: Assecom / UFN


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação