Valida TecCofen apresentou produtos criados por mestrandos da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
07/07/2023

Sete produtos técnico-tecnológicos desenvolvidos pelos estudantes do Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN) foram apresentados durante o 'Valida TecCofen': RNEO, Curativo: Polímero Antiaderente, Help Feridas, Caixinha do Poder, Fortalece Pré-Natal, Ludo Way e Fevief to Child. A atividade que ocorreu nesta quinta-feira (06) é um retorno aos Editais de fomento vinculados à Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES) e com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Além da coordenadora do curso, professora Dirce Stein Backes, também estiveram presentes a Reitora da UFN, professora Iraní Rupolo; o membro da Comissão de Programas de Pós-graduação Stricto Sensu do Cofen, César Cartaxo Cavalcanti; e o Secretário de Saúde de Santa Maria, Guilherme Ribas Smidt. Como, também, o corpo docente do Mestrado e professores convidados para apreciarem as apresentações dos projetos e explicações individuais dos produtos desenvolvidos que resultaram das pesquisas do Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil em Sistematização da assistência e inovação tecnológica em Enfermagem contemplados pelo Acordo CAPES/Cofen – Edital nº 8/2021 do Programa de Desenvolvimento da Pós-graduação (PDPG) que orienta para o desenvolvimento de questões tecnológicas inovadoras.

Algo muito importante do Acordo CAPES/Cofen é que os alunos não têm o custo do Mestrado, ou seja, este grupo tem a sua mensalidade paga. Outro ponto importante, é que ele ainda disponibiliza algumas verbas que são permitidas para uso nas atividades dentro do próprio curso. E este Edital, em especial, focou no desenvolvimento de produtos pelos estudantes, isto fomentou a criação destes sete produtos e permitiu que estes profissionais voltassem à academia já que facilitou a questão financeira e por impulsionar o pensamento tecnológico da sáude”, detalha o professor Luiz Fernando Rodrigues Junior, coordenador do curso de Engenharia Biomédica e docente do Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil.

Um dos trabalhos expostos foi o Fevief to Child, da enfermeira Laura Taís Loureiro, que propôs soluções inteligentes para os processos da Enfermagem através de uma ferramenta que organiza os registros dos enfermeiros, com a proposta de análise de dados. A mestranda, que é Servidora Municipal de Santa Maria e trabalha há mais de 20 anos na atenção primária à saúde, explica que a ideia para o seu produto técnico-tecnológico surgiu da observação diária de suas atividades: “Por aprender, ainda mais, aqui no Mestrado sobre a sistematização da assistência em Enfermagem me chamou a atenção a etapa dos registros que são feitos nos processos da Enfermagem que temos que cumprir no atendimento ao usuário. Observei que, este exame físico não era tão completo ou nem existia e isto me chamou atenção para mergulhar nesta parte de atenção à saúde infantil e com o incentivo do Acordo CAPES/Cofen pude me dedicar profissionalmente a isso”.

“Este esforço acadêmico apresentado aqui hoje me impressionou positivamente pela qualidade exposta e pela sensibilidade dos mestrandos na busca da solução de problemas de pontuais de saúde, o que é extremamente importante para o desenvolvimento de uma prática de Enfermagem cada vez mais humana e próxima ao paciente. E estes mestrandos estão dando uma mostra certeira que isto é um pensamento verdadeiro que estamos empregando de uma forma correta o dinheiro destes Editais ao ver o que foi apresentado aqui hoje, investindo em pessoas que estão atuando na prática possam resolver os problemas vividos. E, sobretudo, que os pacientes sejam beneficiados com estes produtos”, expressou César Cartaxo Cavalcanti, integrante da Comissão de Programas de Pós-graduação Stricto Sensu do Cofen, que estava presente de forma remota na atividade.

A Reitora da UFN, professora Iraní Rupolo, explicitou seu contentamento com os trabalhos resultantes das vivências acadêmicas e profissionais que culminaram em projetos voltados para a percepção de necessidades tão delicadas como as quem está cuidando de uma criança que está em tratamento de Quimioterapia, de uma mãe que precisa de orientação ou de um recém-nascido com queimaduras: “Tudo isso significa muito aos enfermeiros e enfermeiras voltarem à Universidade com a experiência que já adquirida e que está sendo desenvolvida vinculada aos estudos, conectada ao conhecimento científico”.

PRODUTOS TÉCNICO-TECNOLÓGICOS APRESENTADOS

* APLICATIVO MÓVEL DE APOIO AO CUIDADO DE RECÉM-NASCIDOS EM AMBIENTE DOMICILIAR - Gina de Souza Castro Hammel
* CAIXINHA DO PODER - Paola Piovenzano de Soliz
* FEVIEF TO CHILD - Laura Taís Loureiro Simas