Universidade Franciscana voltará a ofertar Cursos Técnicos Pós-Médio Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
26/08/2020

Texto e imagens: Carolina Teixeira / Jornalista UFN

O Conselho Universitário da Universidade Franciscana aprovou a proposta de Calendário Acadêmico para o ano de 2021 dos cursos de Graduação Presencial. O 1º semestre letivo de 2021 está previsto para começar no dia 01 de março, com término em 24 de julho. Já o 2º semestre iniciará em 02 de agosto e será finalizado em 28 de dezembro. Ambos os semestres, totalizando 20 semanas letivas individualmente.

De acordo com a Pró-Reitora Acadêmica da UFN, Profa. Vanilde Bisognin, o calendário é mais dinâmico, com dias de atividades alternativas já incorporados no semestre letivo.

“Ainda não detalhamos o calendário propriamente dito, pois não sabemos até quando a pandemia da Covid-19 irá durar. Estamos propondo essas datas e esperamos cumpri-las. Demais informações sobre o calendário acadêmico vamos apresentar em outra oportunidade, pois estamos sempre atentos à pandemia”, explicou a Pró-Reitora.

A Reitora da Universidade Franciscana, Ir. Iraní Rupolo, aproveitou a Reunião do Conselho Universitário, realizada na terça-feira, 25 de agosto de 2020, para colocar em discussão a inclusão dos Cursos Técnicos Pós-Médio de Enfermagem, Massoterapia e Órteses e Próteses no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFN, o que foi aprovado pelos conselheiros e conselheiras.

“Nesse primeiro momento, vamos nos concentrar nesses três cursos, de Enfermagem, Massoterapia e Órteses e Próteses, pois há uma procura alta por esses profissionais em Santa Maria e Região, e desta forma, consideramos que é importante a Universidade colaborar com a área da saúde suprindo um pouco dessa demanda, formando profissionais nessas áreas”, ressalta a Reitora.

Quando aprovados pelo MEC, os cursos técnicos serão ofertados na modalidade híbrida no turno da noite e com aulas aos finais de semana, para facilitar o acesso dos estudantes. Quando houver abertura de inscrições, será divulgado via site institucional.

Atualização de Regulamentos

O Consun aprovou algumas mudanças no Regulamento da Agência de Inovação da Universidade Franciscana. Entre elas, houve a atualização de registro de softwares, como uma forma de tornar mais ágil e barato o registro de empresas junto ao Ambiente de Inovação, tornando mais fácil o acesso para qualquer empreendedor, sejam docentes, discentes e demais interessados.

De acordo com o Gestor do Ambiente de Inovação da UFN, Matheus Camargo, as adequações foram necessárias para atualizar o regulamento de acordo com as legislações do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, como por exemplo, a Instrução Normativa nº 099 de 08/02/2019 da Lei 9.609/98 que trata sobre o registro de Programas de Computador.

Ainda, foram aprovados os projetos dos cursos de Especialização EAD de Ensino de Estatística, Ensino de Nanociências e Nanotecnologia, Ensino de Humanidades e Ensino de Biotecnologia, além do desmembramento dos Regimentos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado.