Universidade Franciscana tem projeto inovador aprovado na campanha ‘Nursing Now’ Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
26/02/2020

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo UFN

No ano em que o curso de Enfermagem da UFN completa 65 anos, e a Organização Mundial da Saúde considera 2020 como o ano da Enfermagem, a Universidade Franciscana apoia a campanha mundial ‘Nursing Now’, que em português significa ‘Enfermagem Agora’.

A campanha tem como objetivo elevar o status e o perfil da enfermagem em todo o mundo, capacitando enfermeiros para que ocupem seu lugar no centro dos desafios de saúde do século XXI, tornando-os profissionais mais proativos, empreendedores e engajados nas políticas relacionadas à saúde.

Além de apoiar a campanha, o curso de Enfermagem da UFN teve o projeto ‘Empreendedorismo social na Enfermagem’ aprovado como inovador pela organização do Nursing Now.

O projeto teve como mentora a Profa. Dirce Stein Backes, docente do curso de Enfermagem e coordenadora do curso de Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade, e trata sobre o desenvolvimento de atividades sistemáticas de pesquisa e de intervenção na Associação dos Selecionadores de Material Reciclável – Asmar, localizada em Santa Maria - RS.

A mentora inseriu durante as atividades os alunos da graduação de Enfermagem e do Mestrado em Saúde Materno Infantil, tornando-os protagonistas no que se refere à organização do cronograma semestral e no desenvolvimento das atividades realizadas ao longo do ano, como Integra Day, Dia do Voluntariado, Dia das Mães, confraternizações e outras atividades realizadas na Asmar.

A campanha Nursing Now é dinamizada pelo Conselho Federal de Enfermagem e o Conselho Regional de Enfermagem - COREN-RS, por meio de eventos, chamadas para publicações e editais específicos para a captação de experiências acadêmicas exitosas, nos quais os acadêmicos são convidados a participar.

“O Sistema de Saúde do Brasil - SUS, é representado por 50% pelos profissionais de Enfermagem. Estes profissionais são protagonistas e responsáveis por inúmeras iniciativas e avanços, principalmente no que refere ao cuidado singular e multiprofissional dos usuários. A campanha internacional serve para mostrar a importância e empoderar ainda mais os profissionais de Enfermagem, hoje, presentes em todas as frentes de trabalho do SUS", explica a Prof. Dirce Backes.

A docente acredita que, com essas atividades os alunos poderão se motivar e entusiasmar em relação ao seu futuro profissional. “Esse é o movimento que queremos mostrar para os nossos alunos, que é possível sim e que o mundo está acreditando e apostando na enfermagem, assim como nós professores estamos apostando em nossos alunos, em prol de uma enfermagem mais proativa”, conclui.

O curso de Enfermagem já vem mostrando engajamento com a campanha e desde a primeira aula do ano apresenta e informa os alunos sobre o Nursign Now. Para ajudar na divulgação, cartazes apresentando a campanha estão espalhados pela Universidade Franciscana, a fim de que toda a comunidade acadêmica tenha conhecimento sobre a causa.

Ainda, nesta quinta-feira, dia 27 de fevereiro, o curso de Enfermagem realizará a aula inaugural do curso em parceria com o Mestrado em Saúde Materna Infantil e os cursos de Residência da IES, com o tema “Nursing Now: O que esperar do ano internacional da enfermagem?”, que será ministrada pela Dra. Luiza Wantanabe Dal Ben, diretora da empresa Home Care Dal Ben.

A palestra está marcada para às 8h30, no Salão do 10º andar do prédio 17, no Conjunto III da UFN. Após, haverá uma mesa redonda entre os egressos do curso de Enfermagem, onde contarão histórias que fizeram a diferença nas suas respectivas áreas de atuação.

Aula Inaugural Enfermagem, Mestrado Saúde Materno-Infantil e Residências
O que:
 Palestra ‘Nursing Now: O que esperar do ano internacional da enfermagem?’
Quando: quinta-feira, dia 27 de fevereiro, às 8h30.
Onde: Salão do 10º andar do prédio 17, no Conjunto III