Universidade Franciscana recebe Certificação do uso de energia renovável Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
07/06/2019

A Universidade Franciscana recebeu, na tarde desta sexta-feira, dia 07 de junho, a Certificação do Uso de Energia Renovável, pela Mercatto Energia. Desde o 2º semestre de 2016, a UFN consume energia 100% renovável em dois dos Conjuntos da IES. Com isso, deixa de emitir uma grande quantidade de CO² na camada de ozônio. 

A certificação sustentável veio por meio da parceria com a Mercatto Energia, que tem sede em Caxias do Sul/RS e São Paulo/SP com atuação Nacional.

“Dependendo da quantia de consumo de energia das empresas, elas passam a poder utilizar outras formas de energia além da comum que são fornecidas por empresas como a RGE, que é o caso da região. Empresas em que a demanda contratada vai de 500 KW até 3000 KW, é possível utilizar energia renovável, que é o caso da UFN”, explica. 

A Reitora da Universidade Franciscana, Profa. Iraní Rupolo destacou, que enquanto Instituição de Ensino, a UFN tem como intuito utilizar totalmente energia renovável nos três Conjuntos da IES. Atualmente, o Conjunto II está em estudo para o processo de migração, por isso ainda utiliza o serviço de energia da cidade. 

“É uma forma de incentivar os estudantes e demais pessoas que possuem contato com a Universidade a praticar a sustentabilidade, até na energia que consumimos diariamente em nossas casas e locais de trabalho”, complementou a vice-reitora, Profa. Solange Binotto Fagan.  

O Mercado Livre de Energia caracteriza-se pela livre negociação da compra e venda de energia elétrica entre consumidores livres/especiais e comercializadoras/geradores, por meio de contratos bilaterais com condições, preços e volumes negociáveis, logo o cliente “livre” tem o poder de escolher seu fornecedor de energia.

Segundo o gerente de vendas da Mercatto, Lucas Viana, o Rio Grande do Sul é o 2º estado do país com maior número de painéis solar, ou seja, um dos estados com maior engajamento na geração energia sustentável do Brasil.

Além da reitora e vice-reitora da IES, participaram da entrega da certificação a Pró-Reitora de Administração e Finanças, Inacir Pederiva, e o Diretor do Patrimônio Institucional, Carlos Rui Robalo. 

Texto e imagens: Carolina Teixeira / Jornalista Assecom


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação