Universidade Franciscana promove atividades referentes ao Mês da Mulher Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
11/03/2020

Para comemorar o Dia da Mulher e o mês que é destinado à Elas, alguns cursos da Universidade Franciscana promovem ações de conscientização ao dia 03 de março. Confira:

HOMENAGEM

Para marcar o Mês de Março, a Universidade Franciscana preparou uma série de vídeos, onde docentes da UFN falam sobre a atuação e valorização da mulher em áreas de atuação profissional específicas.

O primeiro vídeo foi exibido nas redes sociais da Universidade Franciscana no domingo, 08, Dia Internacional da Mulher, e retrata a relação da mulher com a atividade profissional de Enfermagem. A explanação é da Profa. Regina Costenaro, docente do respectivo curso da IES (foto ao lado).

Ao longo do mês, outros vídeos serão publicados nas redes sociais da Universidade. Para conferir, curta a fanpage da Universidade Franciscana no Facebook e siga o perfil no Instagram

Assista ao vídeo aqui.

AÇÃO REFLEXIVA

O curso de Publicidade e Propaganda contou com a criatividade da Agência Experimental de Propaganda – Gema. O grupo “desenhou” a figura de mulheres no Hall do Prédio 14, no Conjunto III, onde constam números e casos de violência contra as mulheres contidos em recortes de manchetes de veículos de comunicação renomados, como o G1.

Ainda, a ação faz com que os estudantes e demais integrantes da comunidade acadêmica que passa por ali reflita sobre “Como você aproveita os 15 minutos de intervalo?”. Isso por que de acordo com a Secretaria de Segurança Pública – SSP, a cada 15 minutos, 450 mulheres são agredidas no Brasil.

DEBATE IGUALDADE DE GÊNERO

Já os cursos de Engenharia da Universidade Franciscana, em parceria com o Programa de Atenção Integrada em Psicologia – PAIP, organizaram uma atividade para discutir o tema “Igualdade de Gênero”, a fim de envolver a comunidade acadêmica para que debata sobre os efeitos deletérios da desigualdade de gênero na sociedade.

Isso por que, segundo o coordenador do curso de Engenharia Biomédica, Prof. Luiz Fernando Rodrigues Júnior, reduzir as desigualdades de gênero é um dos 17 objetivos da agenda da Organização das Nações Unidas para 2030, mas que ainda é um assunto que causa controvérsia e desentendimentos.

“Pretendemos esclarecer o que significa “Igualdade de Gênero”, de uma maneira conciliadora, discutindo os efeitos dos estereótipos de gênero sobre todas as pessoas”, explicou o docente.

A discussão será a partir da exibição do documentário “O Silêncio dos Homens”, que busca refletir sobre como as masculinidades são construídas nos primeiros anos de vida, e reverberam muitas vezes de modelos nocivos que prejudicam não só a autoimagem dos homens, mas também as relações que ele cria, especialmente com mulheres.

Após a exibição do filme, haverá um coffe break para confraternização e, logo depois, oficinas serão ministradas para aprofundar as discussões. Estas serão mediadas pelo PAIP.

A atividade será realizada nesta quinta-feira, dia 12 de março, em dois horários: o primeiro das 7h40 às 11h15, e o segundo das 18h25 às 22h. Todos os integrantes da comunidade acadêmica estão convidados a participar da discussão, que ocorrerá no Espaço de Convivência do Conjunto II da UFN. Os estudantes que participarem de todo o conjunto de atividades receberão certificados valendo horas de ACC.

A programação dos cursos de Engenharia para o Mês da Mulher ainda inclui: visita a escolas do município de Santa Maria, com uma palestra para discutir a importância do trabalho de mulheres para a Ciência, Tecnologia e Engenharia e a colaboração numa exposição de cartazes que contam a história de mulheres com grande relevância para o desenvolvimento cientifico, cultural e humano.

As visitas nas escolas estão sendo organizadas pela Profa. Joana Bratz Lourenço, coordenadora da Engenharia de Materiais, em conjunto com as professoras Maria Isabel Orselli e Maria Amélia Zazycki, dos cursos de Engenharia Biomédica e Engenharia Ambiental, e devem ocorrer ao longo de todo mês de março.

A exposição de cartazes, intitulada Museu Itinerante da História das Mulheres, está sendo organizada pela Profa. Maria Isabel Orselli, em parceria com as docentes da UFSM, NikelenWitter e Mitieli Seixas (coordenadora da atividade), e vai ser realizada no campus da UFSM dos dias 07 a 13 de março.

Os cartazes das Mulheres na Ciência e Tecnologia, que fazem parte da exposição, foram produzidos pelas alunas dos cursos de Engenharia da UFN no ano de 2017 e já foram exibidos por diversas vezes nos conjuntos da UFN.