UNESCO oficializa certificação de Geoparque Quarta Colônia Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
25/05/2023

Localizado na região central do Rio Grande do Sul, o Geoparque Quarta Colônia recebeu oficialmente nessa quarta-feira (24), a aprovação pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A efetivação, que foi alcançada durante a 216ª reunião do Conselho Executivo do órgão, em Paris, na França, contou com a participação da Universidade Franciscana (UFN) a partir de uma união de esforços em conjunto com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para o alicerçamento do espaço como Geoparque Mundial.

Atualmente, a UFN disponibiliza carga horária de servidores e docentes para a realização das ações propostas no Plano de Trabalho, além de ceder espaço físico e equipamentos para a realização das atividades propostas. Esta iniciativa atua como uma potencializadora de acessibilidade, atuando como um lugar de formação para acadêmicos, mestrandos e doutorandos da Universidade.

O Geoparque é constituído por nove municípios: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine e Silveira Martins. Com esta decisão, o Rio Grande do Sul passa a ser o Estado brasileiro com o maior número de geoparques mundiais.


Texto: Gabriela de Flores Neto / Jornalista
Foto: Divulgação / Geoparque Quarta Colônia 


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação