Uma história a ser contada e celebrada com gratidão e esperança Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
11/05/2020

História de trabalho e desenvolvimento
na região centro do Rio Grande do Sul

Em âmbito local evoca-se as protagonistas e pioneiras da Escola de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira, carinhosamente lembrada como FACEM: Irmã Emília Clarízia, enfermeira experiente com Curso de Especialização na Universidade de Paul, Chicago, apta a acompanhar o processo de criação da Escola e assumir sua Direção; Irmã Noemi Lunardi, Ir. Clarícia Thomas e, nessa sequência, todas as suas sucessoras, que sabiamente conduziram a história aos 65 anos.

Sendo a primeira Instituição de Ensino Superior no interior do estado do Rio Grande do Sul, o Curso de Enfermagem, hoje integrado à Universidade Franciscana, foi criado num contexto em que as discussões sobre o ensino superior deram origem à Associação Pró-ensino Superior de Santa Maria/RS. Nesse cenário controverso e utópico, a Enfermagem abriu uma nova frente profissional, pelo desenvolvimento qualificado de recursos humanos, capazes de responder às necessidades da sociedade sem, contudo, descuidar-se dos aspectos políticos, culturais, científicos e tecnológicos.

A Enfermagem da UFN vem construindo e consolidando uma história de crescentes avanços e conquistas. Algumas impulsionadas pelo processo político-pedagógico da própria Instituição e outras associadas às exigências do Ministério da Educação e da Saúde. Destacam-se, nesse processo, o Projeto Pedagógico do Curso com uma concepção empreendedora e sistêmica, caracterizada pela articulação Ensino-Pesquisa-Extensão, pelo engajamento ativo e responsável na realidade social, pela consolidação de Grupos de Pesquisa, tais como o Grupo Interdisciplinar em Saúde (GIPES) e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo Social (GEPESES), a expansão dos Cursos de Especialização, a criação das Residências Obstétrica, Urgência Emergência e multiprofissionais de Enfermagem, a criação do Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil; a consolidação de parcerias nacionais e internacionais e, mais recentemente, a conquista da nota máxima pelo MEC, que avaliou o Curso de Enfermagem da UFN com nota 5 em todos os quesitos.

Estes avanços e conquistas podem ser confirmados na fala de nossa Reitora Ir. Irani Rupolo ao mencionar que “o sonho do passado, construído de pioneirismo e ousadia é revitalizado com metas voltadas para o futuro, a fim de prosseguir numa trajetória mais longo do que o tempo já percorrido”.

Em sua história de 65 anos de existência, o Curso de Enfermagem da UFN sempre buscou desenvolver competências específicas para o fortalecimento da área, mas também foi capaz, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, de repensar e protagonizar novos espaços e cenários de atuação, integrados e articulados com os demais profissionais da saúde. Nessa direção, a Enfermagem se destaca pela ampliação das possibilidades interativas e associativas, bem como pelo estímulo ao desenvolvimento de ações empreendedoras e sistêmicas voltadas para às reais necessidades do Sistema Único de Saúde e da comunidade, em geral.

"Resolvemos fazer a homenagem através de um convite da professora Dirce Backes que nos instigou a pensar em alguma forma para homenagear nossos professores no dia do enfermeiro (12 de maio). Considerando a situação em que estamos vivendo, onde mais do que nunca necessitamos dos profissionais de enfermagem, pensamos que seria importante homenagear nossos professores, que tanto contribuem para a formação de profissionais de excelência. Portanto, como estamos em quarentena, o vídeo foi a alternativa que encontramos para que todos nós nos encontrássemos em um único lugar para prestar essa homenagem a eles".
Lorena Alves Fiorenza, estudante do 4º semestre, 19 anos

Campanha Nursing Now, 65 anos de história da Enfermagem UFN e a pandemia causada pela Covid-19: o que esta combinação tem a dizer para o mundo e a própria Enfermagem? Os profissionais de Enfermagem são reconhecidos, mundialmente, como os profissionais do cuidado, os profissionais da linha de frente em qualquer situação, mas em épocas de pandemia são, geralmente, os primeiros a terem contato com os pacientes que apresentam sinais e sintomas.

A Covid-19 veio para reiterar que esta guerra biológica da pandemia não se combate com armas nucleares ou de fogo, mas pelo cuidado em suas múltiplas dimensões: física, emocional, espiritual, familiar e social, ou seja, por meio do cuidado integral e integrador, uma vez que tais dimensões são complementares e por isto precisam ser compreendidas nas suas inter-relações.

Celebrar o Dia do Enfermeiro neste ano tem, portanto, um significado agregado e multiplicado que se amplia e integra à Enfermagem do mundo inteiro, protagonista, neste momento, no combate e no controle da propagação da Covid-19.

Parabéns Enfermagem UFN! Parabéns Enfermagem do Brasil! Parabéns Enfermagem do mundo! Gratidão pelo que vocês fazem e representam para a sociedade, para o mundo.

Informações: professora Dirce Backes, Curso de Enfermagem UFN
Arte e edição: Assecom UFN