UFN TV comemora 15 anos com festa no pátio do Conjunto III Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
16/05/2023

“A UFN TV é fundamental no processo formativo dos estudantes e na renovação dos professores”, destaca a Reitora da Universidade Franciscana (UFN), professora Iraní Rupolo, que esteve presente na comemoração dos 15 anos da UFN TV. A celebração ocorreu na tarde da segunda-feira (15), no pátio do Conjunto III e teve com a presença de técnicos administrativos, professores e de estudantes dos mais diversos cursos. A festa contou ainda com Intervalo Musical, com o show de Daiane Diniz e Rodrigo Cunha, além de open food de pipoca, cupcake, algodão-doce e um bolo de aniversário feito pela equipe do ‘Coma Bem’, um dos programas da UFN TV. Durante a atividade, foi gravado o ‘Universo Acadêmico’ que vai ao ar na quinta-feira (18).

Fundada em 19 de maio de 2008, a então TV Unifra que surgiu como um laboratório para os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda evoluiu com a chegada de profissionais cada vez mais qualificados. Com a mudança de Centro Universitário Franciscano para Universidade Franciscana, o veículo se torna UFN TV. A Reitora, professora Iraní Rupolo comenta que há 15 anos atrás quando foi criada o pensamento inicial era para colaborar com a formação dos estudantes dos cursos de comunicação, mas com a evolução todos os cursos podem participar. “Extrapola os cursos, porque todos da área da Saúde, da Educação, da formação de professores, da área da Engenharia, do Direito, da Graduação e da Pós-Graduação Stricto Sensu, todos os estudantes podem ter acesso à TV, isso é importante porque a superação por vezes de uma timidez, de falar ao microfone, de falar diante de uma câmera, de dizer o seu pensamento, de sintetizar uma ideia para falar sobre ela brevemente”.

Coordenada pela jornalista Bruna Taschetto, a UFN TV conta com uma programação diversa, com conteúdos sobre Direito, Nutrição, Comunicação, divulgação científica e muitos outros que envolvem a comunidade acadêmica: “O compromisso é levar a construção do conhecimento que é feita aqui para além da Universidade. Ela tem compromisso de divulgar a ciência, o conhecimento científico, ainda mais numa época de tanta desinformação quanto a ciência, de fake News também. É uma TV comprometida com o jornalismo sério, de qualidade”. A coordenadora comenta que a evolução não foi só nos equipamentos e na equipe, mas também em termos de espaço. No início, eram 2h de programação, já atualmente são 12h no canal 15 da NET Santa Maria, além da presença nas plataformas digitais, onde pessoas de todo o mundo podem acompanhar o trabalho da UFN TV.

A equipe é formada por profissionais das diferentes áreas da comunicação, entre eles Daniel Quartiero, editor e designer gráfico que está há 14 anos acompanha o desenvolvimento do canal de televisão da Universidade. “Desde o início sempre teve equipamentos de ponta, quando o estúdio e o switcher foi montado, foi pensado para ter os melhores equipamentos. E realmente no interior do Estado não tinha outro igual, nem comparável. O profissional também destaca que a institucionalização foi um curso natural e o investimento da Universidade fez com que a UFN TV sempre acompanhasse a evolução da comunicação e das novas tecnologias: “Hoje ela mostra a cara da UFN para a comunidade e como elas interagem. Ela mostra a UFN de dentro para fora e de fora para dentro”.

Já a Diretora de Comunicação da UFN, a jornalista Carina Bohnert destaca que a UFN TV colabora para que a Universidade se diferencie das demais Instituições de Ensino Superior: “A UFN TV faz parte do mix dos canais de comunicação da UFN. Com uma programação bem delineada, permite que diferentes públicos sejam informados pelas ações da Universidade que contemplam tanto comunidade interna como externa. É a única universidade privada que tem um canal de televisão”.

Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo
Fotos: Fernanda Menezes/Estagiária de Publicidade e Propaganda

PROGRAMAÇÃO UFN TV

Universo Acadêmico (segundas equintas, às 19h)