UFN terá posse de sua Reitoria, Diretores Administrativos e Coordenadores de cursos Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
07/12/2022

As datas de 14 e 16 de dezembro serão expressivas para o calendário da Universidade Franciscana (UFN), pois marcarão as cerimônias de posse da Reitoria e dos Diretores Administrativos e Coordenadores dos cursos de Graduação e Pós-graduação. Com 67 anos de fomento ao ensino, à pesquisa e ao desenvolvimento da educação integral e humanista, a universidade santa-mariense reforça seu compromisso com a comunidade acadêmica ao conduzir a cargos tão importantes profissionais engajados no percurso formativo de seus estudantes e no comprometimento com o meio em que está inserida.

No dia 14 (quarta-feira), às 10h, a Diretora-presidente da Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis (SCALIFRA-ZN), Inês Alves Lourenço, reconduzirá aos cargos a Reitora Iraní Rupolo e a Vice-reitora Solange Binotto Fagan. Na sequência, a Reitora empossa a Pró-reitora Acadêmica, Vanilde Bisognin; a Pró-reitora de Administração e Finanças, Inacir Pederiva e o Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Marcos Alexandre Alves.

Já no dia 16 (sexta-feira), às 9h, será a vez da Reitora da UFN, a professora Iraní Rupolo, dar posse aos nove Diretores Administrativos e aos 40 Coordenadores e seus adjuntos dos cursos de Graduação e Pós-graduação. As solenidades, que contarão com a presença de convidados, serão realizadas no Salão de Atos – Conjunto I (Rua dos Andradas, 1614).

Recentemente, em setembro deste ano, a UFN foi reconhecida pela Arquidiocese de Santa Maria como Universidade Católica devido à sua excelência e propósitos de uma educação humanista voltada para a produção do conhecimento e do desenvolvimento da sociedade. Assim, o Arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin, se agregou à proposta institucional como Chanceler da UFN ao exercer a função que se aproxima de um diplomata que trabalha em favor da Universidade.

A UFN, mantida pela Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis – Zona Norte, é uma Instituição de Educação Superior, de direito privado e de natureza confessional e comunitária. Teve início com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (FIC) e da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira (FACEM) em 1955. Sua criação transformou a sociedade santa-mariense, uma vez que jovens passaram a frequentar cursos universitários, aprimorando a qualificação profissional regional. Em 1995, as Faculdades Franciscanas geraram o Centro Universitário, credenciado em 1998. Em março de 2018, a instituição se tornou oficialmente Universidade Franciscana.

A proposta de educação superior, que vincula ensino, pesquisa e extensão tem o compromisso de transmitir, produzir e divulgar o conhecimento em vista da integração com a sociedade. Ao compartilhar o conhecimento com a sociedade, realimenta a pesquisa, a extensão e a prática acadêmica, além de proporcionar, por meio do conhecimento, melhor qualidade de vida à população.