UFN tem projeto aprovado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
22/07/2022

Voltada para a implementação do processo de Categorização dos Serviços de Alimentação da Região Central gaúcha, alinhada às ações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o projeto realizado pela professora Ana Lúcia de Freitas Saccol que integra o curso de Nutrição e do Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida da Universidade Franciscana (UFN) foi aprovado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT).

O projeto ‘Implementação da Categorização de Serviços de Alimentação na Macrorregião Central do Rio Grande do Sul’, tem como objetivo promover a valorização dos locais que investem em qualidade no fornecimento de alimentação a integração entre setor público, privado e meio acadêmico, transparência das ações sanitárias qualificação dos agentes afetados (autoridades sanitárias, equipe dos serviços de alimentação e acadêmicos e profissionais envolvidos), aproximação das autoridades sanitárias com os gestores dos serviços de alimentação; incentivo ao turismo e a economia local.

O Edital de Chamada Pública Sict Nº 02/2022 destinou ao projeto a quantia de R$ 257.820,86 e o valor será destinado à compra de equipamentos para os Laboratórios de Bromatologia, Microbiologia de Alimentos e Técnica Dietética; para as visitas de sensibilização das Prefeituras dos municípios de Santa Maria, Cachoeira do Sul, Santiago, Cruz Alta e as cidades que integram a região da Quarta Colônia; além do investimento em material visual e para as cartilhas.

Além de Ana Lúcia de Freitas Saccol, que é coordenadora técnica, a pesquisa também contou com a colaboração de outros professores da UFN: Cátia Regina Storck, coordenadora das qualificações, Silvana Bertagnolli, coordenadora análises microbiológicas, Clândio Timm Marques, coordenador de análise de dados, Alessandro André Mainardi de Oliveira, coordenador de desenvolvimentos das ferramentas tecnológicas e Cristina Munarski Jobim Hollerbach, coordenadora produção materiais educativos e informativos.

Com a proposta, espera-se contribuir com a melhoria da qualidade sanitária e redução do risco sanitários nos serviços de alimentação participantes, promover a qualificação os gestores e manipuladores dos estabelecimentos, fortalecer a equipe de autoridades sanitárias dos municípios envolvidos no processo, além de desenvolver o espírito crítico dos bolsistas e voluntários, pautado na cidadania e na função social da educação superior, por meio de contato direto com realidades concretas e troca de saberes acadêmicos e populares.

Para a autora, é importante o envolvimento das localidades nas ações do projeto, em decorrência disto, será organizada uma divulgação e publicação de todos os instrumentos, metodologias e resultados obtidos: “A expectativa é que tenhamos a adesão de no mínimo 10 municípios da região central”. As etapas têm como intervenção inicial o processo de sensibilização dos órgãos reguladores de cada município a fim de integrar os diferentes públicos pretendidos. “Pretendemos envolver mais de 20 alunos da Graduação e Pós-Graduação na Categorização dos Serviços de Alimentação. Acreditamos que o projeto vai impactar diretamente a economia, o turismo e a saúde pública nos municípios comprometidos”, finaliza a docente.

Texto: Gabriela Neto / Estagiária de Jornalismo