UFN sediou três grandes eventos internacionais sobre o presente e futuro da Enfermagem Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
11/05/2023

O curso de Enfermagem e o Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN) promoveram nesta semana três grandes eventos que focaram no ensino e aprendizagem em saúde através de um espaço ampliado de discussão e (re)construção científica com a temática Enfermagem - presente e futuro: tecnologias, habilidades e espaços de atuação’ (Nursing - present and future: thechnologies, skills and áreas of action). Assim, no sentido de desenvolver habilidades e competências profissionais, foram realizados: a 8ª Jornada Internacional de Enfermagem; o 6º Seminário em Saúde Materno Infantil e o 6º Simpósio de Enfermagem Brasil-Alemanha.

As atividades que iniciaram no dia 9 (terça-feira) e finalizaram nesta quinta-feira (11), foram realizadas tanto on-line quanto presenciais com profissionais nacionais e internacionais. Entre as autoridades e organizadores estavam presentes: a professora Juliana Silveira Colomé, Coordenadora da 8ª Jornada Internacional de Enfermagem; a professora Dirce Stein Backes, idealizadora do 6º Simpósio de Enfermagem Brasil-Alemanha’; Antônio Tolla, Presidente do Conselho Regional de Enfermagem (COREN/RS), Cláudio Alves Porto, representante do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN); Dr. Andreas Büscher, da Hochschule Osnabrück (Alemanha); Claus Lange, Diretor da UAS7 (German Universities of Applied Sciences); Dra. Vânia Schneider, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e a professora Iraní Rupolo, Reitora da UFN.

Os encontros tiveram o apoio do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS); do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen); da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs); das Universidades Alemãs de Ciências Aplicadas (UAS7); e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

8ª Jornada Internacional de Enfermagem

Foi com o Salão de Atos do Conjunto I lotado que a 8ª Jornada Internacional de Enfermagem iniciou na noite de 9 de maio (terça-feira) reunindo estudantes e profissionais, em especial do Brasil (Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina), Alemanha e Estados Unidos. A Conferência de Abertura ‘Enfermagem - presente e futuro: tecnologias, habilidades e espaços de atuação’ contou com a participação enfermeira Cláudia Regina Laselva, que é Diretora de Operações do Hospital Israelita Albert Einstein e Diretora de Enfermagem e Experiência do Paciente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE).

Para isso, foi montada uma proposta de trabalho dinamizada com cinco eixos temáticos que contaram com conferências nacionais e internacionais, mesas-redondas, oficinas, apresentações e premiações de trabalhos: ‘Tendências Tecnológicas Inovadoras em Saúde Materno Infantil’, ‘Atuação do enfermeiro em lesões de pele’, ‘Revisões de literatura: como fazer?’, ‘Tele-Enfermagem’ e ‘Prática Avançada em Enfermagem'. Em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que estabelecem um conjunto de metas ambientais previstas na Agenda 2030, durante toda esta edição foram utilizados materiais reciclados na papelaria do evento e a programação científica foi disponibilizada via QR CODE impresso nos crachás dos participantes.

“Desde 2011, atuando no âmbito internacional, esta Jornada vem contribuindo para discussões ampliadas relacionadas à Enfermagem e áreas afins. A última edição foi realizada em 2021, pela primeira vez de modo virtual em função da Pandemia da Covid-19, cuja temática central foi a Prática Avançada em Saúde – Desafios e Projeções Interprofissionais. Já a escolha do tema da atual edição se justifica pelos 100 anos da criação da primeira escola de Enfermagem do Brasil, a Escola Anna Nery, localizada no Rio de Janeiro”, recordou a Coordenadora da 8ª Jornada Internacional de Enfermagem, professora Juliana Silveira Colomé. Ela ainda fez referência ao curso de Enfermagem da UFN que, nesta trajetória secular da profissão em território nacional, há quase sete décadas orgulha-se em contribuir para o fortalecimento da educação e desenvolvimento dos profissionais de Enfermagem por meio de uma formação qualificada e inovadora.

Já a Reitora da UFN, professora Iraní Rupolo, chamou a atenção para as aprendizagens partilhadas durante estes dias e, principalmente, por abrir perspectivas para novos conhecimentos na ciência e tecnologia. “O processo colaborativo e interdisciplinar possibilita a prática de evoluir pelo vínculo entre teorias e práticas de proximidade entre Universidade, Ensino e Serviços em saúde; pela relação entre órgãos de classe; reflexão crítica quanto a políticas públicas e gestão de diferentes organizações de atenção e cuidado à saúde”. Ela também agradeceu à presença de estudantes de todo o Brasil e de outros países, em especial a comitiva vinda da Alemanha e aos acadêmicos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) que vieram em grande número.



6º Simpósio de Enfermagem Brasil-Alemanha

O dia 10 de maio (quarta-feira) foi de atividades do 6º Simpósio de Enfermagem Brasil - Alemanha (6. Brasilianisch-Deutsches Pflegesymposium) com as palestras de abertura ‘Atribuições e responsabilidades do Enfermeiro - Visão geral’, proferida por Cláudio Alves Porto, representante do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e pelo professor Doutor Andreas Büscher, da Hochschule Osnabrück. De acordo com a professora Dirce Stein Backes, coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, o Simpósio tem por objetivo geral consolidar a cooperação bilateral Brasil-Alemanha, mais especificamente na área de Enfermagem.

“O Simpósio reveste-se de um significado ímpar, tanto para os participantes do Brasil quanto para os participantes da Alemanha, países que se aproximam em vários aspectos, mas que se distanciam em tantos outros. Reconhecemos que, apesar das diferenças econômicas, culturais e linguísticas, a Enfermagem é uma profissão essencial para o Sistema de Saúde local e global. Uma profissão capaz de transcender modos simplificados de pensar, proceder e avançar como ciência, nos mais diversos espaços e cenários de atuação”, enfatiza a professora Dirce que é a idealizadora deste evento já que, a ideia dele surgiu no ano de 2013, por ocasião de seu Estágio Pós-Doutoral na Alemanha.

Além de uma rica e diversificada agenda que movimentou o evento, outro ponto que chamou a atenção foi a presença de um grupo de 37 participantes vindos diretamente da Alemanha, provenientes de sete Instituições de Ensino Superior que integram o Consórcio de Universidades de Ciências Aplicadas da Alemanha (UAS7), localizadas nas cidades de Berlim, Bremen, Colônia, Hamburgo, Munique, Münster e Osnabrück.

A participação plena destes intercambistas nos eventos de saúde na UFN se fez possível graças à estrutura de intérpretes que traduziram simultaneamente as atividades nas línguas alemã, inglesa e portuguesa por meio de aparelhos de fones de ouvido disponibilizados a todos que participarem da intensa programação que permeou os três grandes eventos.

Destaque, também, para a presença do professor alemão Andreas Büscher, da Hochschule Osnabrück (Universidade de Ciências Aplicadas de Osnabrück), que em 2019 recebeu da UFN o título de Doutor Honoris Causa graças ao seu trabalho de intercâmbios de conhecimento entre as duas Universidades e em fazer com que o cuidado em Enfermagem seja reconhecido como um fenômeno global. Em um de seus pronunciamentos, evidenciou a importância de manter os fortes laços de integração e cooperação entre países através do desenvolvimento de pesquisas para formação de profissionais enfermeiros e no incremento de políticas públicas e de planos de saúde



6º Seminário em Saúde Materno Infantil

Durante o 6º Seminário em Saúde Materno Infantil foram realizadas apresentações na modalidade híbrida de trabalhos científicos, nos eixos: Atenção integral à saúde; Educação e promoção da saúde; Gestão e formação em saúde; Saúde Materno-Infantil; e das Tecnologias Inovadoras em Saúde.

Uma mesa-redonda com o tema ‘Habilidades e Inovações Tecnológicas no cenário Materno Infantil’ foi proposta com a enfermeira Marli Terezinha Stein Backes, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); a psicóloga Clara Veiga Ramires Monteiro (Clínica Crescer Contigo - Santa Maria); a nutricionista Franceliane Jobim Benedetti (UFN); a médica Giana Nunes Mendonça de Barros (Clínica Amparo - Santa Maria) e a fisioterapeuta Andressa Reis Caetano (Fisioterapia de alta performance/Desenvolvimento pessoal e empresarial).

Os encontros reuniram acadêmicos e professores no Conjunto I da UFN como a estudante Thamíris Lavarda que conta: “O meu trabalho foi sobre as vivências dos jovens no amor, estava nervosa, mas foi muito bom vivenciar isso no meu primeiro semestre. É um evento importante onde consegui me sair bem e tivemos muito apoio dos professores”. A jovem participou também da organização como monitora, para ela o ponto principal foi a interação e troca de aprendizados que se teve nestes três dias.

Durante a tarde também foi realizada uma conferência de encerramento com o tema ‘Soluções para o presente e futuro: a Enfermagem de Prática Avançada e o acesso à Atenção Primária’, com a participação da enfermeira Nádia Campos de Andrade dos Estados Unidos. Além do encerramento solene com premiação e entrega dos certificados aos autores dos trabalhos agraciados na 8ª Jornada Internacional de Enfermagem e no 6º Seminário em Saúde Materno Infantil.






OFICINAS DEAPRENDIZAGEM

Durante a tarde do último dia de evento foram realizadas quatro oficinas simultaneamente com os acadêmicos. Entre elas a oficina 1 com o tema ‘Tendências Tecnológicas Inovadoras em Saúde Materno Infantil’, organizada pelo professor da UFN, Lissandro Della Nora, e a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Grace T. Marcon Dal Sasso. Foi realizado no Salão de Atos do prédio 13 do Conjunto III da UFN. Já a 2ª oficina trabalhou a temática ‘Atuação do Enfermeiro em Lesões de Pele’, apresentada pela mestranda Luciana Rosa Porto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

O professor do curso de Enfermagem da UFN, Silomar Ilha mediou a conversa e ele explica que: “No tratamento destas lesões o enfermeiro é protagonista em diversos âmbitos do processo, pois trabalha-se na avaliação da pele para a prevenção e no tratamento destas lesões”. Ele também destaca a importância de os profissionais discutirem o panorama mundial em que se encontram, enquanto ensino, clínica assistencial e pesquisa.

A 3ª oficina tratou sobre a Espiritualidade e Saúde, o responsável foi o professor da UFN, Márcio Paulo Cenci e o acadêmico de Enfermagem, Bruno Cassol Camera. O momento reuniu os acadêmicos na Sala de Convenções, do prédio 13 do Conjunto III. Na oficina número 4 o assunto abordado foi a ‘Enfermagem de Prática Avançada: espaços de atuação’, em uma conversa com Nádia Campos de Andrade, que trabalha há 10 anos como enfermeira de prática avançada na cidade de York, na Pensilvânia, Estados Unidos. Ela comenta que: “É muito importante trabalhar este tópico de enfermagem de prática avançada, que é o futuro da enfermagem no Brasil. Universidades do país inteiro estão iniciando esta conversa de como podemos complementar esta profissão no território brasileiro, esta área que pode fundamentalmente mudar a atenção básica e o acesso a ela em parte remotas”.





A acadêmica Eduarda Bolson Sezar, relata que quando foi escolher qual atividade iria participar optou por esta pois: “Eu me perguntei o que era, porque nunca tinha escutado falarem sobre o tema. Vendo esta prática avançada o quanto pode ser mais valorizado o que o enfermeiro já tem de estudo, em tudo o que já conhecemos podemos nos aperfeiçoar mais”.


Texto e Fotos: Márcia Pilar/Jornalista e Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação