UFN sediou o Fórum Nacional dos Mestrados e Doutorados Profissionais em Enfermagem Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
01/09/2023


Profissionais da área da saúde todo Brasil estiveram na Universidade Franciscana (UFN), durante os dias 30 e 31 de agosto, para o XIII Fórum Nacional dos Mestrados e Doutorados Profissionais em Enfermagem (FROPENF). A partir da temática principal ‘Inovação técnico-tecnológica em Enfermagem e Saúde’, foi possível refletir e discutir sobre o cenário atual dos Programas Profissionais de Pós-graduação em Enfermagem brasileiros e como a inovação teórico-prática pode impactar de forma econômica e socialmente na saúde. Além de possibilitar o intercâmbio entre estudantes da Pós-graduação, egressos e docentes ampliando as discussões das potencialidades e espaços de melhorias na formação Stricto Sensu.

A solenidade de abertura contou com a presença do Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da UFN, professor Marcos Alexandre Alves; a representante do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Leocarlos Cartaxo; a coordenadora adjunta dos Mestrados e Doutorados Profissionais da Área de Enfermagem da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Luciana Mara Monti Fonseca; o presidente do Conselho Regional de Enfermagem (COREN/RS), professor Antônio Tolla; a coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da UFN, professora Dirce Stein Backes e a coordenadora Geral do XIII FROPENF, professora Claudia Zamberlan.


“Este evento de âmbito nacional vem contribuindo para reflexões, divulgação do conhecimento e consolidação deste quanto a qualificação profissional. Além disso, este espaço é reconhecido como um espaço potente de discussão entre os diferentes atores que compõe os Programas Pós-graduação no Brasil, na modalidade Profissional na área de Enfermagem e como têm cooperado para a produção do conhecimento, na consolidação de tecnologias e produtos inovadores que auxiliam no processo de trabalho dos profissionais da saúde e das demandas da comunidade”, explicitou a coordenadora do XIII FROPENF, a professora Claudia Zamberlan que também pôs em destaque a união de esforços do Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil e do curso de Enfermagem da UFN na realização deste Fórum

Tradicionalmente, cada edição do Fórum tem como sede uma cidade brasileira diferente e já sendo realizado em locais como: Ribeirão Preto (São Paulo), João Pessoa (Paraíba) e Niterói (Rio de Janeiro). O último Fórum foi organizado pelo Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, em São Paulo, e teve as ‘Práticas Avançadas em Enfermagem’ como tema abordado. E o próximo Fórum já tem data e local para acontecer: será em Manaus (Amazonas), em agosto de 2024, com a organização da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Esta importante decisão foi tomada durante a reunião de Coordenadores de Programas Profissionais de Enfermagem que congregou lideranças da Pós-graduação em Enfermagem de universidades dos estados do: Ceará, Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo, Amazonas, Paraíba, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Segundo os representantes da UFAM, este é um momento histórico pois é a primeira vez que a Região Norte do Brasil receberá o Fórum Nacional dos Mestrados e Doutorados Profissionais em Enfermagem.


Duas grandes palestras marcaram esta edição do Fórum. A conferência de abertura ‘Perspectivas de Inovação técnico-tecnológica em Enfermagem e Saúde’, com a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alacoque Lorenzini Erdmann que é egressa da 14ª turma de Enfermagem da UFN (à época ainda Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira - FACEM). E, no encerramento, os presentes puderam conferir a professora Luciana Mara Monti Fonseca, da Universidade de São Paulo (USP), compartilhar seu conhecimento acerca da ‘Inovação tecnológica em enfermagem: contribuições e desafios dos programas de pós-graduação profissionais’. Além de mesas-redondas com profissionais da saúde que trataram de termas como o ‘Impacto, relevância, replicabilidade e potencial de inovação dos produtos técnico-tecnológicos: o que é preciso saber?’ e ‘Transferência de tecnologias: como eu faço?’

Mariana Souza Dias, enfermeira no Núcleo de Vigilância Epidemiológica e no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) do Hospital das Clinicas de Botucatu (São Paulo) e representante da Universidade Estadual Paulista (UNESP), credita que a oportunidade de participar do evento foi um muito rica. “Está sendo muito importante este aprendizado. Acho que as Pós-graduações voltadas ao Mestrado e ao Doutorado Profissional trazem um diferencial com um impacto direto com a sua realidade”, ressalta ela. Mariana participou da ‘Mesa de Egressos: Desafios e oportunidades dos Mestrados Profissionais’, ela explica que ao ingressar em um Mestrado você tem a oportunidade de agregar inovações e resoluções durante o processo de trabalho, trazendo então uma mudança para a realidade que o acadêmico está inserido, o que é um imenso diferencial.

Aos participantes de todo o Brasil foi oportunizado diversos momentos de imersão nos espaços e atividades que são parte do dia a dia da UFN, através de Oficinas Interativas foi possível apresentar os projetos em que os docentes e acadêmicos da Universidade santa-mariense estão envolvidos. Entre eles, visitas ao Espaço Amamentação Institucional, a Sala Mamor; apresentação do Ambiente de Inovação da UFN que agrega a o perfil interdisciplinar proposto pela Pós-graduação; imersão nos Laboratórios de Fisioterapia, Psicologia e de Saúde; conhecimento a respeito do atendimento Odontológico em Saúde Materno Infantil; e a oportunidade de ver como são feitos os programas de TV ‘Coma bem’ e ‘Saúde em Foco’, além do programa de rádio e podcast ‘Me pega no Colo’, que são gravados pelos profissionais da UFN dentro da própria Universidade.


Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Colaboração: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo
Fotos: Luiza Silveira e Nelson Bofill/Laboratório de Fotografia e Memória


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação