UFN sedia seminário de ética para falar sobre Legislação em Psicologia Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
04/07/2019

A Universidade Franciscana foi palco do primeiro “Seminário Ética em Pauta: legislação em Psicologia – a norma, a ética e o exercício”, ao longo de quarta e quinta-feira, 03 e 04 de julho. O evento, que visa oportunizar reflexões sobre a ética profissional da Psicologia na sociedade contemporânea, reuniu acadêmicos, professores, profissionais e interessados no tema durante os dois dias de atividades.

Na programação, houveram mesas-redondas, exposições, painéis e minicursos. A atividade teve início na manhã de quarta-feira, 3 de julho, com o painel “O compromisso Ético do Psicólogo frente às transformações do mundo do trabalho”, que contou com a participação do Prof. Dr. Silvio Augusto Lopes Iensen, docente na Universidade Franciscana e membro do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul - CRPRS, e o psicólogo Lucio Garcia, também membro do CRPRS.

Durante a tarde, ocorreu a mesa-redonda que discutiu os “Aspectos éticos do trabalho do psicólogo no contexto educacional e desdobramentos na rede”, que contou com a participação da psicóloga Dheiny Hellen Venturini Pulgatti, que está cursando a Residência Multiprofissional em Saúde Mental da UFN; a profa. Eliane Zenir Corrêa de Moraes, da EMEF Perpétuo Socorro; o médico Psiquiatra Fabian Drews Abaid, do CAPSi; e a profa. Dra. Josiane Lieberknecht Wathier Abaid, da UFN.

Na ocasião, os integrantes discorreram sobre a importância do profissional da psicologia dentro da escola, enquanto ferramenta de suporte e apoio para melhorar os processos de aprendizado. Para Eliane, que é professora na Escola Perpétuo Socorro, as instituições de ensino estão passando por um processo de aumento na demanda e necessidade de uma equipe multiprofissional para realização de uma atividade de atendimento e acolhimento dos alunos.

Como exemplo, ela citou a referida escola que recebe estagiários da Universidade Franciscana que realizam o trabalho de escutar o aluno, identificar as dificuldades que este pode estar sofrendo, e encaminhá-lo para um tratamento adequado. Esse trabalho, segundo a professora Eliane, tem se tornado cada vez mais difícil, tendo em vista que nos últimos anos foi se intensificando o surgimento de temas como a mutilação e o suicídio no ambiente escolar.

Por essa razão, os integrantes da mesa redonda reforçaram a importância da família estar presente durante o processo de aprendizagem do aluno, bem como atender aos chamados da escola, e buscar trabalhar em conjunto, visando o bem-estar físico e mental do estudante.

Ao longo da manhã do dia 04 de julho ocorreram os minicursos: Aspectos éticos e técnicos do trabalho no contexto jurídico; Clínica infantil: entre a técnica e a ética; Desafios éticos no trabalho em situações de emergências em saúde mental; Registro em prontuários multiprofissionais na área da saúde e cuidados éticos e Ética e avaliação psicológica.

Os minicursos foram ministrados por profissionais de renome da região, como a psicóloga jurídica Maria Rosália Reis, de Porto Alegre; a Dra. Marcia Barcellos Alves, da Sobresp e a Ms. Mariana Hollweg Dias; a profa. Ms. Maria Luiza Pacheco Leal, da Sobresp; o psicólogo Lucio Fernando Garcia, membro do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul; e a profa. Ms. Paula Argemi Cassel, da UFN.

Texto e Imagens: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo Assecom