UFN sedia 1º Fórum Gaúcho de TO Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
09/05/2018

A Universidade Franciscana sediou na manhã desta quarta-feira, 9 de maio, o 1º Fórum Gaúcho de Discussão sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Terapia Ocupacional. O encontro ocorreu no Salão Acústico do prédio 14, Conjunto III da UFN.

Na ocasião, estudantes, professores e profissionais de Terapia Ocupacional se reuniram para discutir as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Terapia Ocupacional, a fim de reformular a grade curricular nacional atual.

A docente de Terapia Ocupacional da UFN, Luise Queiroz, explica que o evento é dividido por etapas, sendo elas: municipal, regional e nacional. Segundo ela, em ambas as fases, os participantes elencarão novos critérios para o currículo nacional do curso.

“Nós, do curso de Terapia Ocupacional da UFN, acreditamos que muita coisa do currículo nacional deve ser reescrito. Isso por que o atual está muito defasado e não tem atualizações desde 2002”, relatou.

Além de integrantes do curso da Universidade Franciscana participaram professores da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade Federal de Pelotas, junto com integrantes do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5º Região – Crefito e da Associação Cultural dos Terapeutas Ocupacionais do Rio Grande do Sul – Actorgs.

Durante esse encontro, os presentes editaram um documento unindo as contribuições de cada grupo para a atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Terapia Ocupacional. Esse documento valerá para a fase regional do Fórum, que ocorre no mês de junho, em Curitiba-PR.

Após, será escrito um novo documento, unido a novas ideias obtidas no encontro regional, a fim de levá-lo para o encontro nacional, que ocorre no mês de outubro, em São Paulo-SP.

Texto e Fotografia: Carolina Teixeira - Jornalista