UFN recebe pesquisadores da Universidade de Lyon, da França Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
26/08/2019

Texto: Carolina Teixeira/ Jornalista e Giulimar Machado/ Estagiário Jornalismo
Imagens: Mark Braunstein / Fotógrafo

A Universidade Franciscana recebeu a visita de pesquisadores franceses, da Universidade de Lyon, da França, durante os dias 19 e 23 de agosto de 2019. A programação da visita dos docentes, Prof. Dr. Jean-Claude Régnier e Profa. Dra. Nadja Acioly-Régnier, contou com palestras, bate-papo com professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, e participação em defesa de tese de doutorado em regime de cocutela, por meio de convênio mantido entre as duas instituições.

Nadja Acioly-Régnier, da Universidade de Lyon 1, abordou as “Questões da afetividade nos processos de ensino e aprendizagem”, durante sua palestra realizada para estudantes e pesquisadores do PPGECIMAT. Já Jean Claude Régnier, da Universidade de Lyon 2, falou sobre “Estatística, Linguagem e Cultura”.

Em visita à reitora da UFN, a professora Thais do Canto Dorow afirmou que a visita dos pesquisadores franceses contribui para a qualificação das pesquisas realizadas no PPGECIMAT, bem como para o processo de internacionalização e fortalecimento dos laços entre as instituições envolvidas.

1ª tese defendida em regime de cotutela

Para reforçar o vínculo entre as instituições, o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Leonardo Dalla Porta, apresentou sua tese intitulada “Formação do raciocínio estatístico na conceptualização da estimação estatística: estudo exploratório de um dispositivo pedagógico no ensino superior”.

Esta foi a primeira tese defendida na UFN, sendo resultado de doutorado em regime de cotutela, neste caso, com a Universidade Lumière Lyon 2, da França. O trabalho teve como objetivo de pesquisa, entender de forma melhorada o processo de formação de raciocínio estatístico na aprendizagem da estimação estatística no Ensino Superior. Com isso, foram construídos dados para serem aplicados em questionários com situações-problemas que contribuíram para a observação da formação do raciocínio estatístico.

Segundo o doutorando, a Educação Estatística é um campo de educação que visa investigar e auxiliar no ensino e aprendizagem da linguagem estatística e de seus conceitos, podendo utilizar a Educação Matemática como coadjuvante em um processo que prioriza a capacitação da habilidade subjetiva, para que um indivíduo possa ser capaz de analisar e interpretar resultados obtidos diante das mais diversas situações em que a estatística se faz presente.

O doutorando em regime de cotutela ainda disse que teve a oportunidade de vivenciar a realidade de duas instituições, sendo que a pesquisa obteve dupla titulação, além de poder construir uma experiência profissional ainda maior.

A tese defendida na modalidade de cotutela, tem como característica principal a inscrição plena do doutorando em duas (ou excepcionalmente mais) universidades de países distintos, e a obtenção do título de doutor por ambas as instituições.

A defesa teve como banca a Profa. Dra. Silvia Maria de Aguiar Isaia – Universidade Franciscana, Dr. Jean-Claude Régnier – Université Lumière – Lyon 2, Dra. Nadja Maria Acioly-Régnier – Université Claude Bernard – Lyon 1, Dr. Vladimir Lira Xavier de Andrade – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Dr. Adriano Mendonça Souza – Universidade Federal de Santa Maria, Dra. Luciane Flores Jacobi – Universidade Federal de Santa Maria, Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Dra. Eleni Bisognin – Universidade Franciscana.