UFN recebe exposição sobre o primeiro ano do Coletivo Memória Ativa Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
18/09/2019

Texto e fotografia: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo

A Universidade Franciscana recebe a exposição itinerante "Registro Fotográfico do Primeiro Ano do Coletivo Memória Ativa", do fotógrafo Dartanhan Baldez Figueiredo, até o dia 30 de setembro. Com lançamento realizado na segunda-feira, 16, as fotografias estão expostas no Hall do Prédio 16, Conjunto III da UFN.

O Coletivo Memória Ativa foi desenvolvido pelo jornalista santa-mariense Marcello Canelas que reuniu diversos profissionais de diferentes áreas para pensar sobre o futuro de Santa Maria, o qual estava tendo seu patrimônio ameaçado por alterações no Plano Diretor. Com isso, houve o lançamento de um manifesto público repudiando as mudanças e clamando por uma nova legislação, e isso fez com que a prefeitura de Santa Maria promulgasse um decreto de proteção provisória a 135 prédios.

Desde então o grupo se reúne a desenvolver atividades e buscar parceiros interessados na defesa do patrimônio local. Reuniu-se já com autoridades: reitores da UFSM e UFN e o diretor da Ulbra.

Nesse primeiro ano de comemoração, o Memória Ativa realizou caminhadas guiadas por arquitetos, inclusive docentes da UFN, sobre a arquitetura Art Déco, que tem uma concentração de elementos de patrimônio histórico e um dos maiores acervos do mundo localizado em Santa Maria, que podem ser localizados na Avenida Rio Branco, na Vila Belga, e na Gare da Ferroviária.

A exposição itinerante passou por diversos locais da cidade e tem a curadoria de Daniele Paim, Melina Guterres, Lídia Gomes Rodrigues, Orlando Fonseca e Silvia Cheron Santos. Ela pode ser visitada até o dia 30 de setembro, no Hall do prédio 16, Conjunto III da Universidade Franciscana.