UFN recebe certificado de participação em projeto com Exército Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/06/2019

A Universidade Franciscana recebeu, por meio de um trabalho realizado por estudantes da IES, um certificado de participação no Projeto de criação do 'Espaço Cultural Coronel Niederauer', na 6ª Brigada de Infantaria Blindada, em Santa Maria.

A entrega ocorreu no dia 19 de junho, com a presença da Reitora Iraní Rupolo, professores e acadêmicos dos cursos de História e Arquitetura e Urbanismo da UFN, juntamente do comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, General Paulo Roberto Rodrigues Pimentel.

O projeto interdisciplinar para criação do Espaço visa manter viva a história do patrono da Organização Militar, buscando reunir um acervo histórico sobre a vida do Cel. Niederauer.

Durante a entrega dos certificados, General Pimentel destacou que chegou para assumir o comando da 6ª Brigada em Santa Maria no dia da inauguração do Espaço Cultural, em 31 de janeiro de 2019. “Gostaria de agradecer o trabalho de cada um de vocês, pude prestigiar o valor deste espaço para a história da Brigada. É a preservação da memória que une gerações, que nos dá identidade quanto sociedade”, afirmou.

Os acadêmicos desenvolveram o projeto durante o segundo semestre de 2018, supervisionados pelas professoras Roselâine Casanova Corrêa, coordenadora do Curso de História, e as professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo, Fernanda Peron Gaspary e Liése Basso Vieira.

Roselâine conta que os alunos de História puderam executar o projeto enquanto cursaram a disciplina de Museologia em Ensino, o que oportunizou a aplicação do que estavam fazendo em aula em um espaço museal efetivamente.

“Para além disso, foi uma oportunidade para nossos alunos de conviver com o exército brasileiro, que eles não têm proximidade, ver a forma e a perspectiva de trabalho em um ambiente que não é acadêmico e sim militar” relatou a docente. Os alunos do curso contribuíram no estudo histórico e na produção da linha cronológica do Espaço.

A professora Fernanda, do curso de Arquitetura, explica que foram responsáveis pela adequação do ambiente físico para receber a exposição, melhorando a iluminação, as cores, os materiais, readequando o mobiliário e fazendo proposições para o percurso da exposição.

O projeto contou também com a colaboração do professor José Antônio Brenner, pesquisador da história do Cel Niederauer e de descendentes da Família Niederauer.

Texto e imagem: Caroline Cechin / Jornalista