22/12/2021
A parceria de anos entre a Universidade Franciscana (UFN) e a Associação de Selecionadores de Materiais Recicláveis (ASMAR) teve mais um emocionante capítulo de história escrito nesta semana. Na segunda-feira (20), os acadêmicos e professores do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil realizaram um dia inteiro de programações especiais para estes trabalhadores que iniciou com um dia de beleza e cuidados estéticos, continuou com uma tarde de lanche nas dependências da Universidade e culminou em uma missa dedicada a eles que foi seguida por um jantar de confraternização no Restaurante Churrasquito. A coordenação do projeto é da professora Keity Soccol.
“Na música de José Acácio Santana encontramos o verso ‘Em nossa festa é bom lembrar também, daquela gente que Natal não tem. Tem mais sentido toda a nossa vida, ao repartir a graça recebida’. Este foi o sentido da celebração de Natal com os trabalhadores da ASMAR. Para mim é sempre muito emocionante e gratificante celebrar com as pessoas com quem trabalhamos ao longo do ano, com quem partilhamos desafios e conquistas, com quem sonhamos e acreditamos em dias melhores. Tivemos a oportunidade de partilhar conquistas e presentes, mas sobretudo partilhar a nossa vida, o que temos e somos uns para os outros”, comenta a Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, professora Dirce Stein Backes.
A Capela São Francisco de Assis, localizada no Conjunto III, reuniu em uma celebração religiosa os trabalhadores que já vem participando das ações desenvolvidas ao longo dos semestres letivos, acadêmicos envolvidos neste projeto e colaboradores da UFN. O momento também foi de presentear, cartinhas escritas pelos recicladores com desejos do que ganhar foram entregues aos professores e técnicos-administrativos da Instituição que retribuíram com presentes ao serem madrinhas e padrinhos.
“É muito bom o que os estudantes fazem conosco, tem pouca gente disposta a ajudar e que dá valor para o nosso trabalho. E quando tem eventos como o de hoje a gente se sente muito valorizada e importante. O dia de hoje foi maravilhoso também, ganhamos um dia de beleza e tou muito feliz com isso”, conta a Roselaine Martins que há 11 anos trabalha junto à ASMAR.
Texto e Fotos: Márcia Pilar/Jornalista da UFN











